-
Apresentação
Apresentação
Unidade Curricular que tem como propósito a realização de uma estrutura de tese, com base na triangulação de 4 áreas de conhecimento: cultural, cientifica, experimental e logística, que tem como objetivo ampliar o conhecimento pertinente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-2723
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Noção de conceitos de Metonímia e Polissemia, no âmbito da estrutura de tese; 2. Associação de conteúdo por semelhança, contraste, contiguidade e frequência, no âmbito da estrutura de tese; 3. Conteúdo plausível no âmbito da convicção casual, engramas, concatenação causal e chave de acesso, no âmbito da estrutura de tese; 4. Dimensões descritiva, explicativa, e imaginativa, no âmbito da estrutura de tese; 5. Intertexto, Metatexto e Hipertema, como elementos de significação e referência, no âmbito da estrutura de tese 6. Noção de significado dos elementos no âmbito de Quadro de Referência e Maximalidade
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento de competências no contexto da extrapolação de uma teoria para territórios inexplorados; Desenvolvimento de competências de validação empírica de hipóteses científicas; Domínio de estruturas de conteúdo no âmbito de fluxos uniformes e não uniformes; Domínio da coerência da estrutura de tese; Domínio da correlação das diferentes partes da tese; Domínio da condição de fronteira, no âmbito da separação entre o objeto de estudo e o meio circundante; Compreensão do conceito de condição inicial (limitativo) e de preconceito retrospetivo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de informação que se relacionam através de dinâmicas de «transformação» que ocorre quando as suas características traduzem uma alteração ou uma modificação que deu lugar a uma nova "forma". Uma mudança de uma "forma" em outra, uma metamorfose. Ou por «transição» que ocorre quando as suas características da informação representam um estado intermédio, uma mudança de uma condição para outra, um trajeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Gleiser, M., (2015), A Ilha do Conhecimento - Os limites da ciência e a procura de significado, Lisboa: Temas e Debates 2. Kolbert, E., (2019), A sexta extinção, Braga: Elsinore 3. Gladwell, M., (2019), Falar com Desconhecidos - O que devemos saber sobre as pessoas que não conhecemos, Alfragide: Dom Quixote 4. Morin, Edgar, (2008), Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget. 5. Pearl, J., Mackenzie, D., (2019), O livro do porquê - A nova ciência da causa do efeito, Lisboa: Temas e Debates
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não