-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Dissertação constitui o culminar do percurso académico do estudante no ciclo de estudos de Mestrado. Visa a concretização de um trabalho de investigação autónomo, que pode assumir um modelo exclusivamente teórico ou teórico-prático, em articulação com os temas, metodologias e problemáticas exploradas ao longo do curso. A dissertação deve evidenciar capacidade crítica, rigor metodológico e contributo original para o campo disciplinar, consolidando a preparação do estudante para a investigação avançada ou para a prática profissional especializada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT669-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definição do tema e da problemática: delimitação de objeto, objetivos e hipóteses. Revisão crítica da literatura: levantamento bibliográfico, identificação de autores e perspetivas relevantes. Metodologias de investigação: métodos teóricos, qualitativos, quantitativos e/ou práticos. Desenvolvimento do trabalho: análise, experimentação, prática projetual (quando aplicável). Estrutura e redação da dissertação: organização do texto académico, normas formais e referenciação. Preparação da defesa pública: síntese, argumentação e apresentação.
-
Objetivos
Objetivos
Formular uma problemática de investigação clara e relevante no campo do curso. Desenvolver competências avançadas de análise crítica e enquadramento teórico. Demonstrar autonomia na definição e aplicação de metodologias de investigação (teórica, prática ou mista). Estruturar e redigir um texto académico com rigor científico, formal e normativo. Integrar contributos práticos, quando aplicável, articulando-os com uma fundamentação teórica sólida. Apresentar e defender publicamente o trabalho de forma clara, consistente e fundamentada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Orientação tutorial individual e em grupo, assegurada por docentes e especialistas. Sessões de seminário para discussão de metodologias e trabalhos em curso. Acompanhamento progressivo, com momentos de avaliação intermédia. Incentivo à interdisciplinaridade e à articulação entre teoria, prática e investigação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eco, Umberto (2016). Como se faz uma tese. Lisboa: Presença. Booth, W. C., Colomb, G. G., & Williams, J. M. (2008). The Craft of Research. Chicago: University of Chicago Press. Swetnam, D. (2009). Writing Your Dissertation. Oxford: How To Books. Gray, C. & Malins, J. (2004). Visualizing Research: A Guide to the Research Process in Art and Design. Aldershot: Ashgate.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não