-
Apresentação
Apresentação
Os conteúdos propostos estruturam um percurso que acompanha todas as fases do desenvolvimento do projeto, desde a conceção inicial até à apresentação pública. O foco na experimentação e na implementação prática garante que o estudante consolida competências de construção e execução, enquanto o documento escrito e a defesa pública asseguram a articulação crítica, a capacidade reflexiva e a clareza comunicativa, em consonância com os objetivos de aprendizagem.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT669-3627
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos O Projeto de Mestrado organiza-se em seis eixos que estruturam todo o percurso. A definição do tema e problemáticaestabelece objeto, objetivos e hipóteses. A investigação e fundamentação teórica envolve revisão crítica da literatura, práticas de referência e enquadramento interdisciplinar. As metodologias de projeto e experimentação permitem aplicar processos de design, prototipagem e registo sistemático. O desenvolvimento e implementação concretiza protótipos, ensaios e revisões intermédias. A reflexão crítica e documentação escrita assegura a articulação entre prática e teoria num relatório académico rigoroso. A apresentação e defesa pública promove síntese, argumentação e comunicação profissional. Este percurso garante coerência entre conceção, prática e reflexão, consolidando competências avançadas de investigação e projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Orientação tutorial individual ao longo do desenvolvimento do projeto. Seminários coletivos de partilha, discussão e crítica intermédia dos trabalhos. Trabalho autónomo intensivo em oficina, estúdio ou laboratório. Revisões periódicas com acompanhamento de protótipos, ensaios e versões preliminares. Preparação para a apresentação pública através de simulações e ensaios de defesa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Orientação tutorial individual ao longo do desenvolvimento do projeto. Seminários coletivos de partilha, discussão e crítica intermédia dos trabalhos. Trabalho autónomo intensivo em oficina, estúdio ou laboratório. Revisões periódicas com acompanhamento de protótipos, ensaios e versões preliminares. Preparação para a apresentação pública através de simulações e ensaios de defesa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lawson, Bryan (2006). How Designers Think: The Design Process Demystified. Oxford: Elsevier. Cross, Nigel (2011). Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Oxford: Berg. Kolko, Jon (2011). Exposing the Magic of Design: A Practitioner’s Guide to the Methods and Theory of Synthesis. Oxford: Oxford University Press. Gray, Carole & Malins, Julian (2004). Visualizing Research: A Guide to the Research Process in Art and Design. Aldershot: Ashgate.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não