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Disciplina História da Diplomacia em Portugal

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade curricular destinada ao estudo das sociedades dos países lusófonos desde a relação colonial até à atualidade. Analisa as formas tradicionais de organização e o impacto que a descolonização e a globalização tiveram nessas sociedades e na forma como se organizam politicamente. Estuda, ainda, o relacionamento lusófono, as modalidades de cooperação e a sua importância para o papel que a comunidade lusófona poderá vir a desempenhar a nível regional e, mesmo, na definição da Nova Ordem Mundial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O Peso da História: o tempo colonial. A forma de organização social tradicional. O ativo e o passivo da miscigenação 2. A Construção da Nação nos PALOP. A nova elite e a visão patrimonialista do Estado. O clientelismo e a corrupção. A complexidade da construção da Nação 3. Lusofonia. A dificuldade de definição. As visões existentes 4. CPLP. Antecedente: os Congressos das Comunidades e o IILP. Formação: o papel de José Aparecido de Oliveira. Evolução: estatutos, membros, órgãos, observadores associados e consultivos. Situação actual: 5. A Cooperação na Lusosfera. Cooperação bilateral. Cooperação multilateral. Cooperação trilateral 6.Da CPLP à Comunidade Lusófona? O Espaço Lusófono. Visão prospetiva: o papel da Lusofonia na definição da Nova Ordem Mundial
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com esta Unidade Curricular que os alunos sejam capazes de: Entender o passivo e o ativo da relação colonial; Perceber a formação da CPLP como marco inicial visando a construção de um Espaço Lusófono; Entender a importância da abordagem interdisciplinar no estudo das sociedades dos países condóminos da Língua Portuguesa; Identificar os fatores que estruturam a racionalidade política, económica e cultural na Lusosfera; Perceber a importância da cooperação para a afirmação regional e global dos membros da CPLP. Os alunos deverão perceber o passivo e o ativo da relação colonial na forma como funcionavam as sociedades dos países lusófonos. Além disso, deverão entender a conjuntura pós-descolonização, desenvolver espírito crítico sobre as noções de Espaço Lusófono e Lusofonia e perceberem a cooperação lusófona na sua realidade atual. Finalmente, deverão perceber o papel que os países lusófonos poderão vir a assumir no contexto regional e a nível mais abrangente
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular é de natureza teórico-prática e as aulas combinam a exposição, da responsabilidade do docente, com a leitura e análise de corpus selecionados pelo professor e pelos alunos e que serão disponibilizados no Moodle. Haverá, ainda, apresentação de trabalhos realizados individualmente ou em pequenos grupos. A avaliação pode ser contínua ou através de exame. Na avaliação contínua, o peso relativo de cada um dos instrumentos de avaliação é o seguinte: Participação 5%; 1.º Realização e apresentação de um pequeno trabalho individual ou em pequeno grupo 45%; 2.º Desenvolvimento de dois temas de uma lista de três, com possibilidade de consulta de todos os materiais disponibilizados no Moodle ou recolhidos pelos alunos, 50%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cunha, A. M. P. B.; Faria, Ana Leal; Lã, João Rosa (2022). A diplomacia e a independência de Portugal. Itália: Bookbuiders. Graça, P. (1994). O problema do consenso histórico na área lusófona. Lisboa: ISCSP. Margarido, A. (2000). A Lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses . Lisboa: Edições Lusófonas. Moreira, A. & Venâncio, J. (Coord.). (2001). Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina Neves, F. (2013). A Hora da Lusofonia . Lisboa: Edições Lusófonas Pinto, J. (2005). Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Continuidades e descontinuidades . Lisboa: Instituto Diplomático do MNE Pinto, J.F. (2011). Da CPLP à Comunidade Lusófona: o futuro da Lusofonia, Revista Angolana de Sociologia, 7, 107-118. Vidal, N. & Chabal, P. (Eds.) (2009). Southern Africa: Civil society, politics and donor strategies; Angola, Zimbabwe, Democratic Republic of Congo, Mozambique, Namibia and South Africa . Lisboa: Firmamento  
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