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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Direiot da Publicidade trata dos princíupios e normas que regem a actividade de comunicação comercial (publicidade em sentido amplo) e as relações juridicas que se estabelecem entre os seus intervenientes (anunciantes, consumidores e media), cruzando o Direito Privado e o Direito Público. Num mundo moderno, a comunicação comercial é fundamental para o desenvolvimento dos negócio e funcionamento dos mercados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6659-24569
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à publicidade/ferramentas de marketing. Os alicerces do direito da publicidade: código da publicidade e regime das práticas comerciais desleais. Regimes especiais da publicidade nos meios de comunicação social: Leis da televisão, rádio e imprensa. Instrumentos de auto-regulação publicitária: Códigos ICC, EASA e ARP. Princípios do direito da publicidade. Práticas comerciais desleais: publicidade enganosa e publicidade agressiva. Práticas comerciais desleais e regulamentação da concorrência desleal: a abordagem jurídica fragmentada. Publicidade comparativa. As crianças e a publicidade. Novos problemas de direito da publicidade I: conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) e influenciadores digitais. Novos problemas de direito da publicidade II: tendências de regulamentação da publicidade a alimentos pouco saudáveis e bebidas não alcoólicas. Novos problemas de direito da publicidade III: promoção de eventos e ambush marketing (marketing oportunista).
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Objetivos
Objetivos
Num mundo moderno e global, a publicidade e a comunicação comercial são cada vez mais importantes. Indivíduos, consumidores, mas também profissionais, recebem uma grande quantidade de informação comercial de várias fontes. O direito da publicidade visa proteger aqueles que são alvos da comunicação comercial de serem enganados ou manipulados de outra forma pelo conteúdo dessa comunicação. Além disso, o direito da publicidade visa disciplinar as relações entre anunciantes, meios de comunicação social e profissionais da publicidade, equilibrando os seus interesses e assegurando um ambiente de concorrência saudável e justa. O curso tratará do direito nacional e europeu da publicidade e das práticas comerciais. Os alunos serão encorajados a procurar soluções na legislação de publicidade em vigor, mas também a analisar as soluções existentes de uma forma crítica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O curso será ministrado com um equilíbrio entre a exposição teórico-prática de temas pelo professor e o diálogo com e entre alunos. O curso não pretende ser um monólogo pessoal do professor. Durante as aulas os estudantes são encorajados a fazer perguntas, dar a sua opinião sobre assuntos relevantes e participar em aulas de resolução de casos. A apresentação de trabalhos constitui igualmente um elemento essencial de aprendizagem. A frequência das aulas numa base regular e contínua é altamente recomendada e será realmente importante para uma boa aquisição de conhecimentos e bons resultados no exame final. A classificação dos estudantes pode resultar da avaliação de dois ou um de três elementos: um ensaio escrito e a participação na aula ou um exame final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amorim, Ana - Manual de Direito da Publicidade. Petrony: 2018 Chaves, Rui Moreira - Regime Jurídico da Publicidade. Almedina: 2005
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não