-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular fornece aos estudantes do mestrado em Produção e Tecnologias do Som aptidões teoréticas e práticas direcionadas à elaboração do projeto final de dissertação de mestrado. Alicerçada sobre a emergência do conceito de som e suas tecnologias, a UC pretende contribuir para a evolução das áreas dos estudos do som na academia portuguesa. Entendida como trabalho preparatório à realização da tese, a disciplina introduz os alunos às problemáticas e metodologias próprias deste campo de investigação, numa perspetiva interdisciplinar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6654-7335
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Focada na preparação para a dissertação de mestrado, a unidade curricular desenvolve-se de forma tutorial, organizada enquanto permanente diálogo entre cada aluno e o respetivo professor/orientador. Parte I: Fundamentos 1. O que significa investigar? Para que serve uma tese? 2. Introdução à investigação em som 3. Disciplinaridade e multidisciplinaridade 4. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade 5. Sound studies, artistic research e practice-based research Parte II: Aprofundamentos: teoria e prática 1. Escolha e organização de fontes bibliográficas 2. O índice 3. Fichas e apontamentos 4. O estado da arte 5. Metodologias de investigação 6. Plano geral do trabalho Parte III: Pesquisa 1. Problemas em aberto no contexto atual 2. Pesquisa individual e elaboração do trabalho final
-
Objetivos
Objetivos
São objetivos desta UC: A identificação dos fundamentos científicos, técnicos, artísticos e/ou filosóficos relativos ao problema de investigação; a contextualização sistemática do estado da arte relativo às problemáticas em análise; a aquisição de competências críticas e analíticas bem como uma reflexão sobre as metodologias a desenvolver; a calendarização faseada do projeto de investigação, incluindo tarefas-chave; Pretende-se ainda motivar um questionamento individual sobre a forma como os diversos planos e temáticas de investigação selecionadas se enquadram e inscrevem na contemporaneidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino tutorial/acompanhamento individual. Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook od Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic Creswell, J. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. Sage Publications, Inc. Eco, U. (2015) How to write a thesis. MIT Press Frodeman, R., Klein, J. & Mitcham, C. (2010) The Oxford Handbook Of Interdisciplinarity. Oxford University Press Hannula, M., Suoranta, J. & Vadén, T. (2014) Artistic Research Methodology: Narrative, Power and the Public. Critical Qualitative Research. Peter Lang. Kittler, F. (1999) Gramophone, film, typewriter . Stanford University Press. Peters, P., Borgdorff, H., & Pinch, T. (2019) Dialogues between Artistic Research and Science and Technology Studies. Routledge Sterne, J. (Ed.) (2012) The Sound Studies Reader . Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não