-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular visa o estudo critico da tricotomia Estado, Direito e Segurança a nível internacional, europeu e nacional. Para o efeito, recorrendo a prestigiados autores internacionas, analizaremos a evolução do modelo de Estado,o desenvolvimento das instituições publicas, nomeadamente o papel da Administração Pública no melhor ou pior funcionamento da sociedade, o que conduz ao estudo das Politicas Públicas de Segurança. Porque o Direito se constitui como o instrumento regulador, justificação e limite de atuação dos poderes públicos, será estudado o papel do Direito no hodierno quadro da segurança da sociedade e do Estado. Por fim, a dicotomia Liberdade/Segurança, os limites da proporcionalidade e da adequação na atuação da policia administrativa e dos proprios Tribunais bem como o papel da Segurança Privada no sentimento de segurança dos cidadãos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6624-24382
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos ESTADO A Construção de Estados O Desenvolvimento das Instituições Políticas Concepções de Estado Tipologias de Estado (Breve Revisão) Estado e Adminsitração Pública Politicas Públicas de Segurança DIREITO O Estado e o Direito no Séc. XXI dos Principios Constitucionais Da Liberdade como Principio Principios da Igualdade e da Justiça Justiça, Segurança e o papel do Direito SEGURANÇA Liberdade e Segurança Prossecução do Interesse Público imparcialidade e Isenção Oportunidade e Adecuação na Actuação Policial Limites na atuação CONCLUSÕES
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o corpo discente compreenda e consiga explicar os aspetos históricos queconduziram ao atual modelo de Estado de Direito e de que forma se desenvolveu o equilibrio Liberdade/Segurança. Adicionalmente, devem saber identificar e explicar as principais correntes nos dominios da Seguraça e da Justiça e para tal conhecer os Principios Fundamentais de Direito inerentes, bem como saber identificar as fragilidades dos diversos modelos. Devem adquirir conhecimentos e capacidades que lhes permitam relacionar os conceitos teóricos aprendidos com a realidade, demonstrando conhecer de forma aprofundada o principal enquadramento do setor e os seus aspetos técnicos, desenvolvendo consciência critica sobre a matéria.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andrade, J. V. (2012). Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976, 5.ª Edição, Coimbra: Almedina, p. 309. Andrade, J. C. V. (2001). Os Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976, 2ª Edição, Coimbra: Almedina. Beleza, T. P. e Pinto, F. C. (2015). Enciclopédia de Direito e Segurança, coordenação: Gouveia, J. B e Santos, S. - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. Bobbio, N. (2000). Teoria Geral da Política: A Filosofia Política e as Lições dos Clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora. Borges, J. J. V. (2013). As Forças Armadas na Segurança Interna: Mitos e Realidades, In: Revista Militar N.º 2532 – janeiro. Canotilho, G. e Moreira, V. (1993). Constituição da República Portuguesa Anotada, 3.ª Edição, Coimbra, Editora Coimbra. Fukuiama, Francis. A Cosntrução de Estados, Gradiva 2006. Miranda, J. (2013). Manual de Direito Constitucional, Tomo VI, 4.ª edição, Coimbra Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim