-
Apresentação
Apresentação
Num quadro de crescente europeização do direito interno, a presente unidade curricular visa analisar a influência da produção normativa e reguladora do Direito da União Europeia, com particular enfoque no direito administrativo. O conteúdo da unidade incide sobre duas dimensões fundamentais: a função administrativa europeia e a procedimentalização administrativa europeia, bem como as implicações dos desenvolvimentos jurídico-europeus nas situações administrativas nacionais. Esta abordagem permite compreender a articulação entre ordens jurídicas e o impacto transformador do direito da União no espaço administrativo nacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6624-24383
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Princípios gerais de Direito Administrativo europeu 2. A função administrativa europeia 3. O procedimento administrativo em vias da europeização 4. As implicações na Administração Pública nacional
-
Objetivos
Objetivos
A unidade pretende dotar os estudantes de conhecimentos sobre o impacto do Direito da União Europeia no direito administrativo nacional, capacitando-os para: (i) compreender os princípios estruturantes do direito administrativo europeu; (ii) identificar os efeitos da procedimentalização administrativa no espaço europeu; (iii) analisar criticamente a relação entre normas europeias e decisões administrativas nacionais; (iv) aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de casos práticos e ao desenvolvimento de pensamento jurídico autónomo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular utiliza metodologias participativas: seminários temáticos, análise de jurisprudência e apresentações orais. Estas atividades fomentam o pensamento crítico, a articulação entre teoria e prática, e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes na interpretação do direito da União em contexto administrativo. Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Francisco Ferreira de Almeida, Direito Administrativo, Almedina, 2018; - Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, Vol. II, Almedina, 2018; - Mário Aroso de Almeida, Teoria Geral do Direito Administrativo: Temas nucleares, Almedina, 2015; - Paul Craig, EU administrative law, 3.ª ed., Oxford, 2019; - Paulo Otero, Manual de Direito Administrativo I, Almedina, 2016; - Pedro Costa Gonçalves, Manual de Direito Administrativo, Vol. I, Almedina, 2019; - Suzana Tavares da Silva, Direito Administrativo Europeu, IUC, 2010.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não