-
Apresentação
Apresentação
A Dissertação constitui uma unidade curricular que irá consistir em sessões semanais de tutoria em pequeno grupo com o docente supervisor. A atribuição de estudantes aos docentes será feita em função da sua área científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 60
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6624-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Nas sessões de seminário serão abordados os seguintes tópicos: 1. Introdução ao estudo em Ciência Cognitiva e Educação 2. Ética e deontologia em investigação 3. Escrita científica e normas da APA 4. Pesquisa bibliográfica em bases de dados online: critérios e operadores de pesquisa 5. Reflexão e definição das temáticas de investigação: Problema da investigação e objetivos 6. Metodologia: Tipo e desenho da investigação 7. Protocolo de avaliação 8. Elaboração do Projeto de Investigação 9. Recolha de dados 10. Processamento e análise estatística dos dados 11. Dissertação: Interpretação dos resultados e conclusões
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular em Dissertação tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento de competências de investigação científica em Ciência Cognitiva e Educação. Como competências a promover no âmbito desta aprendizagem, de um modo geral, pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de investigar e desenvolver projetos de I&D neste campo interdisciplinar; especificamente através de: 1) compreensão dos diversos tipos de estudos em investigação científica; 2) desenvolvimento da capacidade de refletir e desenvolver o problema da investigação, com respetivos objetivos e hipóteses de estudo, bem como o seu conhecimento relacionado com o método científico e com os diferentes tipos e desenho do estudo neste campo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo e demonstrativo. As aulas expositivas iniciais visam introduzir os conteúdos e normas de funcionamento sobre a UC, bem como os princípios de ética e deontologia. Com o decorrer das atividades é utilizado o método demonstrativo, sendo desenvolvido o treino específico em cada ponto relacionado com as competências práticas de investigação, nomeadamente, na pesquisa em bases de dados de dados online de artigos científicos, escrita científica e normas da APA, e o processamento e analise de dados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: APA. Cohen, L. Manion , L., Morrison, K. (2017). Research Methods in Education (8th Edition). NY: Routledge. Field, A. (2017). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (5th Ed.) London: Sage Publications Ltd. Frankfort-Nachmias, C., Nachmias, D. & Miles, M. B., Huberman, A. M., Saldana, J. (2019). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook (4th Edition). London: Sage Publications, Inc. Tabachnick, B., & Fidell, L. (2013). Using Multivariate Statistics (6th Edition). NY: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não