-
Apresentação
Apresentação
No âmbito da presente unidade curricular o estudante mergulha no específico direito sancionatório que é o ilícito de mera ordenação social. Um ilícito que é diferente do de direito penal e do direito processual penal, mas que tem neles os seus direitos subsidiários. Serão aprofundadas noções substantivas e processuais desse mesmo direito, para, em seguida, se proceder ao estudo de algumas contra-ordenações em especial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT455-23461
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I.ª Parte 1.- O Direito das contra-ordenações. 2.- Crime e contra-ordenação. 3.- As regras das competências das autoridades administrativas na aplicação das coimas. 4.- As coimas e sanções acessórias. 5.- Princípios do processo contra-ordenacional. 6.- As fases do processo: instrução, acusação, direito de defesa e decisão. 7.- Recursos no processo de contra-ordenação. II.ª Parte Contra-ordenações em especial.
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos da presente unidade curricular são o de aprofundar o Direito das contra-ordenações, passando pela sua distinção face ao Direito Penal, bem como o de caracterizar as suas sanções, o seu regime substantivo e o seu regime processual. Serão estudadas algumas contra-ordenações em especial, sobretudo dos sectores regulados. Habilitar os estudantes com as competências de compreensão das categorias dogmáticas e essenciais de uma UC onde serão estudadas matérias referentes ao Direito Contra-Ordenacional, permitindo que aquele alcance um horizonte crítico e científico sobre este ramo do Direito.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Zoom, transmissões ao vivo, realizaçao de aulas híbridas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALBUQUERQUE Paulo Pinto de (2022) Comentário do Regime Geral das Contraordenações, 2.ª edição actualizada, Lisboa: UCE. DANTAS, António Leones (2023) Direito Processual das Contraordenações, Coimbra: Almedina DIAS, Augusto Silva e PEREIRA, Rui Soares (2022) Direito das Contraordenações 2.ª ed. Coimbra: Almedina, 2018. PALMA ET. ALII, (2020)Novos Estudos sobre Law Enforcement, Compliance e Direito Penal, Coimbra: Almedina, RANDO CASERMEIRO, P. (2010) La distinción entre el Derecho penal y el Derecho administrativo sancionador, Valencia: Tirant Lo Blanch VILELA, Alexandra (2022), O direito de mera ordenação social. Entre a ideia de ¿recorrência¿ e a de ¿erosão¿ do direito penal clássico, reimpressão, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. _________ (2021) «O direito das contra-ordenações necessário para um combate eficaz da corrupção», in: Corrupção em Portugal. Avaliação legislativa e proposta de reforma, org. Albuquerque, Paulo Pinto de et alii,
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não