-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina tem três objetivos fundamentais: 1.º harmonizar os conhecimentos relativos aos modelos fundamentais da análise microeconomia; 2.º explorar as aplicações dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 3.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais. As primeiras aulas desta disciplina são dedicados aos conceitos fundamentais da análise microeconómica permitindo uma revisão e harmonização de conhecimentos. Num segundo momento introduzem-se os instrumentos de análise disponibilizados pela “teoria dos jogos”, discutindo-se as suas aplicações na análise dos comportamentos estratégicos. Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas no mercado e na atuação do Estado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT248-13385
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0 - Revisões de Microeconomia I – Introdução à Microeconomia Estratégica II – Jogos Estáticos de Informação Completa III – Jogos Dinâmicos e Jogos Repetidos IV – Informação Incompleta e Estratégia V – Desenho de Mecanismos e Contratos VI – Economia Comportamental e Estratégia VII – Extensões e Aplicações Avançadas
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais de análise microeconómica, Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão ter adquirido competências para: 1. Compreender os processos de decisão dos consumidores e das empresas 2. Identificar de situações de decisão estratégica; 3. Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões 4. Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão 5. Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica; 6. Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica; 7. Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e práticas Resolução de problemas e estudos de caso Simulações de jogos estratégicos Leituras complementares e discussão crítica
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), “Behavioral Economics and Its Applications”, Princeton University Press Dhami, Sanjit (2016), “The Foundations of Behavioral Economic Analysis”, Oxford University Press Fudenberg, Drew and Tirole, Jean (1983), “Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Gibbons, Robert (1992), “A primer in Game Theory”, Harvester Wheatsheaf, UK Kahneman, Daniel (2014), “Pensar, Depressa e Devagar”, Temas e Debates Osborne, Martin (2003), “Introduction to Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Thaler, R. H. (2015). Misbehaving: The making of behavioral economics. New York, NY: W. W. Norton & Company. Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna , 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer (Cap. 28)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não