filmeu

Disciplina Microeconomia Estratégica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina tem três objetivos fundamentais: 1.º harmonizar os conhecimentos relativos aos modelos fundamentais da análise microeconomia; 2.º explorar as aplicações dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 3.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais. As primeiras aulas desta disciplina são dedicados aos conceitos fundamentais da análise microeconómica permitindo uma revisão e harmonização de conhecimentos. Num segundo momento introduzem-se os instrumentos de análise disponibilizados pela “teoria dos jogos”, discutindo-se as suas aplicações na análise dos comportamentos estratégicos. Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas no mercado e na atuação do Estado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0 - Revisões de Microeconomia I – Introdução à Microeconomia Estratégica  II – Jogos Estáticos de Informação Completa  III – Jogos Dinâmicos e Jogos Repetidos  IV – Informação Incompleta e Estratégia  V – Desenho de Mecanismos e Contratos  VI – Economia Comportamental e Estratégia  VII – Extensões e Aplicações Avançadas
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais de análise microeconómica, Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão ter adquirido competências para: 1.   Compreender os processos de decisão dos consumidores e das empresas 2.   Identificar de situações de decisão estratégica; 3.   Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões 4.   Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão 5.   Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica;  6.   Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica; 7.   Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e práticas Resolução de problemas e estudos de caso Simulações de jogos estratégicos Leituras complementares e discussão crítica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), “Behavioral Economics and Its Applications”, Princeton University Press Dhami, Sanjit (2016), “The Foundations of Behavioral Economic Analysis”, Oxford University Press Fudenberg, Drew and Tirole, Jean (1983), “Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Gibbons, Robert (1992), “A primer in Game Theory”, Harvester Wheatsheaf,  UK Kahneman, Daniel (2014), “Pensar, Depressa e Devagar”, Temas e Debates Osborne, Martin (2003), “Introduction to Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Thaler, R. H. (2015). Misbehaving: The making of behavioral economics. New York, NY: W. W. Norton & Company. Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna , 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer (Cap. 28)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios