-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Macroeconomia Aplicada visa revisar e aprofundar os conceitos teóricos dos modelos de crescimento econômico e também da dinâmica macroeconômica aliado a análise empírica, portanto, faz a ligação entre a teoria e a realidade econômica. Desta forma, os alunos irão desenvolver conjunto de competências técnicas no campo da análise e definição de políticas macroeconômicas, enquadrando o seu conhecimento teórico na realidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT248-13386
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Identidade Contábil do Produto Interno Bruto em uma economia aberta e Evidências empíricas de crescimento (dados). Conceitos Inflação e Desemprego Política Monetária e Fiscal Modelo de Crescimento Endógeno com progresso técnico e capital humano Trabalho empírico em Macroeconomia: Fontes de dados. Métodos de estimação de regressões de macroeconômicas.
-
Objetivos
Objetivos
Ao fim da disciplina, espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre as principais teorias e modelos de crescimento económico, compreendendo as suas implicações no desenho e implementação de políticas económicas. No âmbito das aptidões, deverão ser capazes de analisar criticamente argumentos económicos alternativos sobre problemas contemporâneos e interpretar evidência empírica à luz da teoria. Por fim, no que se refere às competências, os estudantes deverão integrar a análise teórica e os dados reais de forma a propor soluções fundamentadas e consistentes para os desafios económicos atuais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Como metodologia inovadora de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, será utilizada a aula reversa, em que os estudantes terão a oportunidade de analisar a conjuntura macroeconômica relacionando-a com os conteúdos discutidos em sala de aula. Para isso, deverão selecionar notícias que destaquem políticas macroeconômicas atuais, apresentá-las em aula e desenvolver uma análise crítica sobre a teoria macroeconômica em que se enquadram, os objetivos implícitos por trás dessas políticas e os resultados esperados. Essa abordagem promove maior envolvimento ativo dos alunos, estimula a autonomia, fortalece a capacidade analítica e aproxima a teoria da realidade cotidiana.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barro, R. and X. Sala-i-Martin (2003), Economic Growth, 2nd Edition, MIT Press. Jones, C.I and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, Norton & Company Blanchard, O. J . (2024). Macroeconomics (9ª ed.). Pearson Education.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não