filmeu

Disciplina Macroeconomia Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Macroeconomia Aplicada visa revisar e aprofundar os conceitos teóricos dos modelos de crescimento econômico e também da dinâmica macroeconômica aliado a análise empírica, portanto, faz a ligação entre a teoria e a realidade econômica. Desta forma, os alunos irão desenvolver conjunto de competências técnicas no campo da análise e definição de políticas macroeconômicas, enquadrando o seu conhecimento teórico na realidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Identidade Contábil do Produto Interno Bruto em uma economia aberta e Evidências empíricas de crescimento (dados). Conceitos Inflação e Desemprego Política Monetária e Fiscal Modelo de Crescimento Endógeno com progresso técnico e capital humano Trabalho empírico em Macroeconomia: Fontes de dados. Métodos de estimação de regressões de macroeconômicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao fim da disciplina, espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre as principais teorias e modelos de crescimento económico, compreendendo as suas implicações no desenho e implementação de políticas económicas. No âmbito das aptidões, deverão ser capazes de analisar criticamente argumentos económicos alternativos sobre problemas contemporâneos e interpretar evidência empírica à luz da teoria. Por fim, no que se refere às competências, os estudantes deverão integrar a análise teórica e os dados reais de forma a propor soluções fundamentadas e consistentes para os desafios económicos atuais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Como metodologia inovadora de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, será utilizada a aula reversa, em que os estudantes terão a oportunidade de analisar a conjuntura macroeconômica relacionando-a com os conteúdos discutidos em sala de aula. Para isso, deverão selecionar notícias que destaquem políticas macroeconômicas atuais, apresentá-las em aula e desenvolver uma análise crítica sobre a teoria macroeconômica em que se enquadram, os objetivos implícitos por trás dessas políticas e os resultados esperados. Essa abordagem promove maior envolvimento ativo dos alunos, estimula a autonomia, fortalece a capacidade analítica e aproxima a teoria da realidade cotidiana.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barro, R. and X. Sala-i-Martin (2003), Economic Growth, 2nd Edition, MIT Press. Jones, C.I and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, Norton & Company Blanchard, O. J . (2024). Macroeconomics (9ª ed.). Pearson Education.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios