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Apresentação
Apresentação
O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual, população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT248-2723
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento da investigação empírica - Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra. 2. Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise. Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores. 3.Técnicas de recolha e análise de dados: Observação: tipos de observação e unidades de observação, as grelhas.; Questionário: Elaboração do plano. Análise e tratamento dos dados; Entrevistas: tipos de entrevista, o guião e grelhas de análise. 4.Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo. 5. Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação ou elaboração de trabalho de investigação.
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Objetivos
Objetivos
Aprender a delinear o percurso da investigação científica Aquisição de conhecimentos sobre as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objecto de investigação e ou de intervenção. Reflectir sobre os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objecto. Saber criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos. Competências: aprender a: Desenvolver um projecto de pesquisa adequado ao objecto de investigação Decidir sobre as metodologias adequadas ao objecto de pesquisa Criar, recriar ou seleccionar os instrumentos/técnicas de recolha de dados Saber como aplicar os instrumentos no terreno Saber como tratar adequadamente os dados Aprender a analisar e estabelecer correlações entre os dados Aprender a introduzir os resultados no trabalho final dando significados coerentes Elaborar o projecto de dissertação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Toda a Unidade Curricular se destina a dar preparação para a dissertação que os estudantes deverão estar a começar durante o decurso do semestre.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Berg Bruce L. Lune H.(2012). Qualitative research methods for the social sciences. Upper Saddle: River Pearson. Coutinho, C. (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina. Emmel. N, (2013). A Sampling and choosing cases in qualitative research realist approach. Thousand Oaks : Sage. Kvale. S. (2012). Interviews ¿ An introduction to Qualitative Research Interviewing. Londres: Sage. Moreira, C. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP. Reis, F. (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013). Reviewing qualitative research in the social sciences. New York : Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não