-
Apresentação
Apresentação
O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual, população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT248-2723
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 – Temas e tópicos de investigação em Economia associados à elaboração de um trabalho de investigação 1.1 Tipologia de Estrutura de teses 1.2 Identificação das questões gerais e questões especificas de investigação e planeamento temporal das diferentes fases do trabalho a realizar 1.3 Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 1.4 Recolha e fonte de Dados. 1.4. Metodologias e consequentes métodos de investigação do trabalho empírico 1.5 Citações e referências 1.6 O processo de redação de uma tese 1.7 Exemplificação da estrutura na elaboração da apresentação oral de uma tese CP2 – Workshops com temas de investigação em Economia.
-
Objetivos
Objetivos
OA1 - Saber definir corretamente as questões e ou hipóteses de investigação de um projeto científico OA2 - Conhecer o processo de desenvolvimento de uma revisão de literatura e as principais fontes de bibliografia que podem ser usadas com essa finalidade. OA3 – Realizar uma revisão de literatura sistemática para um dado tema de investigação cientifica na área da Economia. OA4 - Saber a forma de recolha de dados e saber definir as fases do trabalho empírico OA5 - Compreender a sequência logica estrutural que devem orientar a redação, escrita de um trabalho nesta área científica. OA6 - Conhecer as regras do sistema de referenciação das obras e autores citados ao longo de um trabalho /artigo cientifico. OA7 – Identificar e conhecer os principais trabalhos na área cientifica de economia que servirão de base quer sob a forma de artigos científicos, dissertações ou livros que melhor se adequam ao trabalho a desenvolver no seu projeto de tese.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O estudante desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2015). Research Methods for Business Students, 7ª edição. Pearson Education. Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2ª edição. MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não