-
Apresentação
Apresentação
Conhecer o conceito de sustentabilidade e as suas dimensões sociais, ambientais e económicas. Conhecer os sistemas nacionais e internacionais de certificação ambiental. Conhecer metodologias de aplicação de Avaliação do Ciclo de Vida de edifícios. Conhecer e aplicar os conceitos da qualidade na evidenciação da qualidade de um trabalho de construção. Conhecer o significado das marcas de qualidade e, em particular, da marcação CE para os produtos da construção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT768-22220
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO Da sustentabilidade em geral 1.1 Conceito de sustentabilidade em geral e na construção 1.2 Principais marcos ligados à sustentabilidade 1.3 Os 3 pilares da sustentabilidade 1.4 Indicadores de sustentabilidade 1.5 Rotulagem e Declarações Ambientais de Produtos (EPD) Da sustentabilidade na construção 1.6 Principais impactes ambientais, sociais e económicos da indústria da construção 1.7 A importância da eficiência energética e hídrica 1.8 Metodologias de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) 1.9 Sistemas de Certificação Ambiental na construção 1.10 Estratégias de construção e reabilitação sustentáveis 1.11 Gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD) A QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO 2.1 Conceito de Qualidade e Gestão da Qualidade. Evolução do conceito. Ciclo de Deming 2.2 Exigências funcionais na construção 2.3 Certificação de produtos 2.4 Apreciação de produtos e sistemas construtivos 2.5 Marcas de Qualidade nacionais (MQ LNEC) e europeias 2.6 Garantia da qualida
-
Objetivos
Objetivos
Dispor de conhecimentos sobre os principais parâmetros ligados à sustentabilidade e à qualidade da construção em geral e dos edifícios em particular, criando competências e aptidões para desenvolver ou apreciar projetos de edifícios novos ou a reabilitar, onde estes aspetos cada vez mais devem estar presentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São disponibilizados (em formato digital) previamente aos alunos os apontamentos ou bibliografia de cada aula teórica, incentivando-os a lê-los antes da aula, de forma que as dúvidas que certamente terão, possam ser (ou não) dissipadas na aula sobre a respetiva matéria; procurar-se-á ainda apresentar o maior número de exemplos práticos sobre as principais matérias a tratar. Esta metodologia será uma das formas que o docente pode ter de avaliar o grau de dificuldade na perceção da matéria pelos alunos, ajustando a sua exposição em função das suas reações. Esta é também uma forma de complementar o processo de avaliação contínua proposto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Diapositivos detalhados da matéria de cada aula, a disponibilizar no Moodle. Bibliografia especifica a encontrar e a disponibilizar no Moodle, antes de cada aula .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não