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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular providencia formação em infraestruturas de transporte, abordando diversas tecnologias construtivas, sendo complementada pelas unidades curriculares: "Infraestruturas Rodoviárias" que incide sobre os aspetos relativos à definição geométrica, "Transportes" que incide sobre os conceitos de engenharia de tráfego e "Mecânica dos Solos" onde são caracterizados os solos presentes na camada de fundação das infraestruturas de transporte.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT768-9679
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Principais componentes da infraestrutura rodoviária 2. Terraplenagem Objetivos e componentes. Caraterização geológica e geotécnica. Características e classificação dos materiais. Técnicas construtivas. Tratamento de solos 3. Drenagem Objetivos e componentes do sistema de drenagem. Metodologia geral de projeto dos componentes do sistema de drenagem 4. Pavimentação Funções dos pavimentos. Materiais de pavimentação e unidades de obra. Composição de pavimentos e seu dimensionamento. Técnicas construtivas em pavimentação.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos necessários à conceção e ao projeto de infraestruturas de transporte, em particular no âmbito das tecnologias de infraestruturas rodoviárias. Em especial, a disciplina está organizada de forma a dotar os alunos de competências fundamentais no âmbito das terraplenagens, da drenagem e da pavimentação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Antunes, V. Apontamentos da unidade curricular de Vias de Comunicação, Lisboa: Universidade Lusófona. 2. IEP (2001) Manual de drenagem superficial em vias de comunicação, Almada: Instituto das Estradas de Portugal. 3. IEP (1995) Manual de concepção de pavimentos para a rede rodoviária nacional, Almada: Instituto das Estradas de Portugal. 4. Wright P.; Dixon K. (2004) Highway engineering (7th edition), Hoboken: John Wiley and Sons. 5. Branco, F., Pereira, P.; Picado-Santos, L. (2005) Pavimentos rodoviários, Coimbra: Livraria Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não