-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Vias de Comunicação insere-se no domínio da Engenharia Civil com foco na especialização em Transportes, a fim de capacitar os estudantes no projeto, construção, manutenção e gestão de infraestruturas viárias, bem como os os aspetos geológicos e geotécnicos, componentes de drenagem e materiais utilizados em pavimentações, geometria e segurança viária e técnicas constutivas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT768-9679
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Principais componentes da infraestrutura rodoviária Identificação, caracterização e descrição dos componentes contitutivos das infraestruturas rodoviárias Terraplenagem Objetivos e componentes. Caraterização geológica e geotécnica. Características e classificação dos materiais. Técnicas construtivas. Tratamento de solo Drenagem Objetivos e componentes do sistema de drenagem. Metodologia geral de projeto dos componentes do sistema de drenagem Pavimentação Funções dos pavimentos. Materiais de pavimentação e unidades de obra. Composição de pavimentos e seu dimensionamento. Técnicas construtivas em pavimentação.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver competências técnicas e analíticas nos estudantes para projetar, executar e avaliar obras viárias, com foco nos componentes da infraestrutura rodoviária, terraplenagem, elementos de drenagem, pavimentação e aspetos construtivos, em conformidade com as normas e diretrizes técnicas de segurança, sustentabilidade e interoperabilidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na disciplina, são adotadas metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se estratégias como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning), que promove a resolução de problemas reais por meio de trabalhos colaborativos e interdisciplinares, e seminários, que estimulam a reflexão crítica, a comunicação científica e o aprofundamento temático. O uso de inteligência artificial como ferramenta inovadora de apoio complementa essas abordagens, oferecendo recursos personalizados, simulações e análise de dados que enriquecem a experiência formativa e favorecem o desenvolvimento de competências técnicas e analíticas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Antunes, V. Apontamentos da unidade curricular de Vias de Comunicação, Lisboa: Universidade Lusófona. 2. Branco, F., Pereira, P.; Picado-Santos, L. (2005) Pavimentos rodoviários, Coimbra: Livraria Almedina. 3. IEP (2001) Manual de drenagem superficial em vias de comunicação, Almada: Instituto das Estradas de Portugal. 4. IEP (1995) Manual de concepção de pavimentos para a rede rodoviária nacional, Almada: Instituto das Estradas de Portugal. 5. Wright P.; Dixon K. (2004) Highway engineering (7th edition), Hoboken: John Wiley and Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não