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Apresentação
Apresentação
Identificação visual dos diferentes sistemas construtivos e dos tipos de materiais e estruturas existentes. Análise das anomalias e proposta de soluções corretivas ou de reforço. Identificação de técnicas de intervenção. Diferenças associadas ao património classificado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT768-9681
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Porque reabilitar/conservar 2. Tipificação do Parque Habitacional de Lisboa a) Edifícios anteriores ao terramoto de 1775 b) Edifícios do tipo Pombalino e similares (1775 – 1830) c) Edifícios do tipo Gaioleiro (1860 – 1930) d) Edifícios Mistos de Alvenaria e Betão (1930 – 1940) e) Edifícios de Betão Armado com alvenaria de tijolo (1940 – 1960) f) Edifícios correntes de betão armado (1960 - ) 3. Património Arquitetónico Classificado 4. Os edifícios de alvenaria e os sismos. Sismos em Portugal. Sismo de 1755 5. Bases para o Projeto de reabilitação 6. Técnicas de reparação e reforço
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Objetivos
Objetivos
Conhecimento aprofundado dos sistemas estruturais correntes em Lisboa e dos materiais utilizados. Identificação e causas das anomalias estruturais. Comportamento sísmico dos edifícios de alvenaria. Técnicas de reforço.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico práticas com a inclusão de visitas a obras de reabilitação em curso. Exercícios práticos para identificação de esforços e pré-dimensionamento de secções de alvenaria ordinária, alvenaria de tijolo, cantaria, madeira, ferro fundido, ferro laminado e aço. Peso próprio de diferentes soluções estruturais correntes: Pavimentos - madeira, perfis metálicos e abóbadas de tijolo, vigotas e lajes de betão; Paredes – Alvenaria ordinária e de tijolo, cantaria, tabiques e frontais; Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não