-
Apresentação
Apresentação
Rever conceitos importantes sobre solos, sua constituição e propriedades relacionando com os diferentes tipos de rochas-mãe, salientando a importância da composição da rocha na composição do solos. Rever conceitos importantes de hidrologia, hidrodinâmica a hidroquímica de águas superficiais e subterrâneas. Entender os conceitos de contaminação e poluição. Tipo e dinâmica (mobilidade) dos diferentes poluentes (orgânicos e inorgânicos) do solo e nas águas, sua interacção com os sistemas adjacentes (atmosfera, hidrosfera e biosfera). Entender os critérios de avaliação e monitorização da poluição do solo e da água. Compreender estratégias e aprender tecnologias disponíveis para remediação do solo e das águas subterrâneas. Promover o contacto dos alunos, através de exercícios práticos e saídas de campo (no terreno), com exemplos de poluição no território português, promovendo uma maior aproximação do aluno com a realidade nacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT503-13369
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
TEÓRICA (T) 1. CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS: Conceitos básicos, génese, composição. Propriedades físicas/químicas 2. CONTAMINAÇÃO DOS SOLOS: Degradação do Solo. Conceito de poluição. Classificação da Poluição. Poluição na Europa e em Portugal. Principais contaminantes 3. CARACTERIZAÇÃO DE AQUÍFEROS: Ciclo da Água. Hidrologia subterrânea. Propriedades hidráulicas. Avaliação da Vulnerabilidade. 4. CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS: Conceito de poluição. Principais poluentes das águas subterrâneas. Transporte de poluentes. Monitorização e Amostragem de Águas. Legislação da UE/Portugal. 5. REMEDIAÇÃO DE SOLOS E AQUÍFEROS CONTAMINADOS: Avaliação de locais contaminados ¿ Fases de investigação. Amostragem. Legislação (nacional e internacional). Técnicas de remediação (in-situ, on e off-site). Casos de estudo PRÁTICA (P) Exercícios sobre contaminação. Distribuição superficial e em profundidade da contaminação. Fontes e movimento dos poluentes. Realização de trabalhos sobre poluição do solo/sedimento/água.
-
Objetivos
Objetivos
O aluno deverá adquirir conhecimentos nas áreas de caracterização textural, composicional e hidráulica do solo e de aquíferos. Conhecer os principais contaminantes e a sua movimentação nos compartimentos água/solo. Desenvolver capacidades para avaliar os impactes inerentes a diversas actividades antrópicas. Ser capaz de avaliar a qualidade do solo e dos aquíferos recorrendo a metodologias de avaliação das áreas contaminadas. Ser capaz de apresentar soluções de remediação ajustadas aos locais contaminados avaliados, escolhendo metodologias e tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas contaminadas. Deve conhecer a legislação nacional e internacional aplicável às situações identificadas em Portugal. Aprender a trabalhar com folha de cálculo (excel) e com o Google Earth. Ser capaz de trabalhar em equipa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de “aulas invertidas”, “Ensino de pares” e “Feedback dos colegas”. Se existir a oportunidade será feita uma saída de campo (saída técnica) que permitirá a aprendizagem em regime não-formal.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, J. B. (2004). Caracterização e Constituição do Solo. 7ª ed.Fund.CalousteGulbenkian. EEA and JRC (2010).The European Environment State and Outlook. Soil. Luxembourg: Publications Office ofthe EU. Fetter, C. W. (1994).Contaminant Hydrogeology. Prentice Hall. Hipólito, J.R.; Vaz, A.C.(2017).Hidrologia e recursos hídricos. 3ª Edição. Coleção Ensino da Ciência e Tecnologia. IST Press. Meuser, H. (2012).Soil Remediation and Rehabilitation: Treatment of Contaminated and Disturbed Land. Springer Science & Business Media. Vieira, J.M.P. (2018).Água e saúde pública. Silabo. Legislação nacional e internacional. Páginas ne:APA, EEA, USEPA, ESDAC.JRC Legislação nacional e internacional. Variados artigos (comunicação social e académicos). Páginas da internet. Ex: APA, EEA, USEPA, ESDAC.JRC
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim