-
Apresentação
Apresentação
Ensinar ao aluno o conceito de modelo de funcionamento de um sistema ambiental obtido por aplicação dos princípios de conservação da massa, momentum e energia. Introduzir o conceito de ciclo dos elementos à escala global e à escala local. Introdução dos conceitos numéricos necessários à resolução numérica das equações que descrevem o sistema. Exemplo de aplicação de modelos (hidrológico; oceânico; climático).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT503-13373
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Componente teórica: Introdução à modelação. A modelação ambiental: conceitos e objectivos. Os modelos matemáticos na gestão da qualidade ambiental. Princípios fundamentais na construção de modelos Classificação de modelos Revisão de diferentes tipos de modelos: determinísticos, numéricos, estocásticos e físicos. Verificação e limitação de modelo Conteúdos práticos: Utilização de ferramentas de desenvolvimento de modelos. Utilização de softwares de apoio à decisão, recorrendo à modelação, aplicáveis a diferentes sistemas ambientais. Geoprocessamento para o estudo de sistemas ambientais. Estudo e análise de dados e output de modelos no contexto do estudo de processos no solo e em meios aquáticos.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o papel da modelação nas ciências, engenharia e gestão do ambiente, suas vantagens e limite. Introdução aos métodos de modelação no estudo dos processos ambientais. Aplicação direta de modelos ambientais de apoio à decisão utilizados em diferentes vertentes
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC assenta em aulas teóricas e práticas onde o conhecimento é trabalhado em simultâneo com a resolução de exercícios e em aulas práticas (salas de informática). Nas aulas é utilizada uma metodologia expositiva-interativa, onde os estudantes trabalham com modelos apresentados, testando e avaliando as suas capacidades. Avaliação: componente teórica através da realização de um teste de avaliação (40%) e avaliação contínua resultando do empenho dos estudantes na realização de um trabalho específico de aplicação prática do software trabalhado como resposta a um caso de estudo concreto (60 % cada trabalho), que deverão apresentar e discutir. Caso o aluno não seja aprovado pela avaliação contínua, ou opte por avaliação única, pode realizar um exame escrito (100%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chapra, S.C. (1997) Surface Water-Quality Modeling, WCB McGraw-Hill Barnsley, M.J. (2007) Environmental Modeling: A Practical Introduction, CRC Press Deaton, M., (2000) Dynamic Modeling of Environmental Systems, Springer Ford, A. (2009) Modeling the Environment. Island Press Hadlock, C.R. (1998) Mathematical Modelling in the Environment. The Mathematical Association of America Harte, J. (1988) Consider a Spherical Cow: A Course in Environmental Problem Solving, University Science Books Smith, J. & P. Smith (2009) Environmental Modelling: An Introduction, Oxford University Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não