-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT503-22835
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A gestão de recursos e o capital natural - Introdução ao conceito de economia circular - Ecologia industrial e estratégias zero emissões - Inovação na circularidade - Comunicar a Economia Circular - Financiamento e novas oportunidades de negócio - Gestão de fluxos materiais: abordagem conceptual e casos de estudo nacionais e internacionais
-
Objetivos
Objetivos
A sociedade atual é insustentável. São bem conhecidos os desafios que enfrentamos: produção de resíduos, alterações climáticas, falta de água, escassez de recursos, perda de biodiversidade, etc. Simultaneamente é reconhecida a importância de serem catalisados modelos económicos sustentáveis e de oferta de oportunidades a uma população crescente. Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções. Esta UC deverá incutir a capacidade para identificar as problemáticas associadas à Economia Circular, de reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de gestão, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções em vários domínios que sejam exemplo de inovação e criatividade na resolução dos problemas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade). Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados em avaliação contínua; nota mínima 10 (9.5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cox, C. Barry/ Moore, Peter D./Ladle, Richard (2016). Biogeography. An ecological and evolutionary approach, 9th edition, Wiley-Blackwell. Graedel, Tom H.; Allenby, Braden R.; Graedel, T.E. (2009) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall. Brunner, Paul H./ Rechberger, Helmut: Practical Handbook of Material Flow Analysis, Lewis Publications, 2004.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não