-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar a conhecer conceitos e métodos relacionados com os resíduos urbanos e industriais e com todas as etapas da sua gestão, desde a prevenção ao destino final
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT503-23469
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Gestão de Resíduos Sólidos: revisão de conceitos; enquadramento legal e definições; produção, classificação e composição; gestão integrada; a economia circular e sua relação com a gestão de resíduos; situação nacional e internacional; recolha e transporte - Valorização de resíduos: regulamentação, classificação de perigosidade, identificação dos resíduos com maior viabilidade de valorização e das obras onde podem ser aplicados, ensaios de caracterização laboratorial e no campo, instrumentos de monitorização. - Tratamento mecânico. - Valorização energética. - Reciclagem material e gestão de fluxos especiais. - Aspetos técnicos da bioeconomia: valorização de resíduos orgânicos - Confinamento de resíduos / Aterro sanitário: regulamentação, conceção, construção, exploração e monitorização da obra. - Aspetos sociais e económicos: perceções sociais; instrumentos económicos. - Geotecnia Ambiental
-
Objetivos
Objetivos
Domínio dos conceitos e métodos relacionados com os resíduos urbanos e industriais e com todas as etapas da sua gestão, desde a prevenção ao destino final. Conhecimento das diversas tecnologias de tratamento de resíduos. Conhecimento sobre a gestão dos fluxos específicos de resíduos. Conhecimento prático da realidade nacional em termos de gestão de resíduos, através, por exemplo, de visitas técnicas. Exercícios práticos sobre a temática abordada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Pires, A., Martinho, G., Rodrigues, S., Gomes, M.I. (2019). Sustainable Solid Waste Collection and Management. Springer Nature - Chang NB, Pires A (2015) Sustainable solid waste management: a systems engineering approach. IEEE Wiley, Hoboken - Pardo de Santayana, F. (2004). As camadas e componentes minerais dos aterros de resíduos sólidos urbanos e industriais. Rev. Geotecnia, SPG, Lisboa, n.º 100, pp. 209-228. - Roque, A.J. (2017). Capítulo 4 “Avaliação da perigosidade ambiental dos agregados reciclados”. Materiais tratados e reciclados em infraestruturas de transporte, 1.ª edição, Eds. J. Neves, A.C. Freire e F. Batista, LNEC, Lisboa, pp. 49-71. - Roque, A.J. (2017). Capítulo 13 “Aplicação de ASIC em aterro e pavimento”.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não