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Apresentação
Apresentação
Pretende-se introduzir o tema Energia e dar aos alunos a conhecer as diversas formas de produção de energia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT503-23470
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definição de energia. Energia, trabalho e potência Tipos de energia Sistemas de energia. Organização, componentes e sustentabilidade. Fontes de energia convencionais e não convencionais (renováveis) Fontes de energia intermitente. Armazenamento de energia intermitente As energias renováveis e a eficiência energética e o novo paradigma energético Opções para facilitar a integração das fontes renováveis nos sistemas de energia Design de sistemas de energia: desafios futuros e estratégias Mercados energéticos, barreiras e desafios para as energias renováveis Eficiência energética em edifícios, transportes, serviços e indústria Redes inteligentes e mobilidade sustentável
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Objetivos
Objetivos
Conhecer as diversas formas de produção de energia. Relacionar as vantagens e inconvenientes da utilização dos diferentes tipos de produção de energia. Pretende-se introduzir o tema Energia e dar aos alunos a conhecer as diversas formas de produção de energia. Pretende-se que os alunos revejam conceitos de energia e potência, consolidem conhecimentos sobre os diversos tipos de energia e as diversas fontes energéticas. Fornecer aos alunos uma visão geral e aspectos tecnológicos das diferentes fontes de energia renovável. Será efectuada uma análise pormenorizada do panorama mundial da energia – reservas, produção, consumos, alterações climáticas e sustentabilidade da utilização dos recursos. Serão abordados os problemas com que actualmente o mundo se confronta relativos à energia bem como os desafios futuros, no que tange à sustentabilidade dos sistemas energéticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Inclui metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Energy its use and the environment: Roger Hinrichs and Merlin Kleinbach, 3rd edition, 2002. Brooks/Cole (ed.) Energy: Gordon Aubrecht, 2nd edition, 1995, Prentice Hall (ed.) Energya and the Environment: Robert Ristein and Jack Kraushaar, 1998, John Willey & Sons (ed.) Environmental Physics: Egbert Boeker and Rienk van Grondelle, 1994, John Wiley & Sons (ed.) ALVIM.C.F.; Ferreira, O. C.; Eidelman, F.; Goldemberg. J., Energia Final e Equivalente -Procedimento Simplificado de Conversão. Revista Economia e Energia, nr. 18 -jan/fev. 2000. Disponível em: www.ecen.com/eee18/energqui.htm
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não