-
Apresentação
Apresentação
O domínio de intervenção da UC dirige-se ao conhecimento de metodologias de tratamento quer da água para consumo humano quer de águas residuais, revendo e desenvolvendo os conhecimentos adquiridos em Hidráulica e na Poluição da Água, visando a aplicação em situações concretas. Esta UC é relevante pois transmite conhecimentos indispensáveis para resolver situações de diagnóstico, de conceção, de exploração e gestão de ETA e de ETAR.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT503-23471
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Caraterização da água. Tratamento de águas de abastecimento (arejamento, coagulação/floculação, sedimentação e flotação, filtração, separação por membranas, permuta iónica, oxidação química, desinfeção). Resíduos das ETA. Caraterização das águas residuais. Cargas poluentes. Operações e processos de tratamento de águas residuais. Secagem de lamas. Normas, regulamentos e legislação aplicável.
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre métodos e técnicas a utilizar no tratamento de águas de abastecimento para diversos fins e de águas residuais, tendo em atenção o meio recetor. Fornecer capacidades para avaliar e ponderar tomadas de decisão no âmbito da avaliação, conceção, operação e manutenção de unidades de tratamento de águas de abastecimento e de águas residuais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade). Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados em avaliação contínua; nota mínima 10 (9.5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mendes, B.; Oliveira, J. S. – “Qualidade da Água para Consumo Humano”, LIDEL, Lisboa, 2004; Metcalf & Eddy – “Wastewater Engineering: Treatment and Reuse”, McGraw-Hill, New York, 2014; Comissão Sectorial para a Água (CS/04) – “A Problemática do Chumbo na Água de Consumo Humano”, Instituto Português da Qualidade; 2002; Droste, R.; Gehr, R.; Theory and Practice of Water and Wastewater Treatment; John Wiley & Sons, 2018.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não