filmeu

Disciplina Gestão e Comunicação de Risco

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades práticas, comportamentos, necessários ao exercício de atividades em matéria de Gestão de risco e comunicação de risco e recorrendo a pesquisa de publicações científicas, análise de estudos de caso, promovendo o debate, a comunicação, criatividade e desenvolvimento de pensamento crítico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento da temática. Definição de principais conceitos: perigo, risco, desastre e catástrofe; perceção de risco; comunicação de risco, análise de risco, gestão de risco, governança de risco Enquadramento legal e instrumentos de prevenção e gestão Riscos Naturais e Tecnológicos Riscos para a saúde humana: enquadramento e histórico de acidentes Análise de estudos de caso (causas, consequências, medidas de controlo e mitigação) Metodologias de análise e avaliação de risco: Identificação e caracterização de perigos;Avaliação de exposição (toxicidade);Avaliação dose-resposta;Caracterização de risco Comunicação e governança de risco. A importância de participação e integração das populações na gestão do risco. O sucesso da prevenção e a necessidade da mitigação Gestão de Risco Análise de estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos relativos à gestão e comunicação de risco e sua aplicação para apoio à resolução de problemas globais e complexos. Serão desenvolvidas e aplicadas metodologias de análise e avaliação de risco para a saúde humana e o ambiente, resultantes da exposição a contaminantes ambientais. Serão debatidos as multidimensões e visões da ciência do risco e analisados estudos de caso de acidentes e ocorrências que permitam a aplicação de metodologias, incluindo identificação e caracterização de perigos, avaliação de exposição, avaliação dose-resposta, caracterização de risco e gestão e comunicação de risco. Conhecimento acerca da perceção de risco e condicionantes do sucesso da comunicação. A comunicação como parte integrante da gestão de risco e o seu uso como ferramenta de apoio à decisão. A importância de mecanismos colaborativos na governância do risco no indivíduo e no coletivo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade). A ética na comunicação de risco e o papel de stakeholders evidenciará a procura de equilíbrio- económico, social e ambiental. Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados; nota mínima 10 (9.5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abreu-Santos, I., Vasconcelos, L. & Miranda-Pires, I. (2017). Learning from risk: lessons from L’Aquila and Japan /Aprender del riesgo: lecciones de L’Aquila y Japón. Psyecology, DOI 10.1080/21711976.2016.1267854. ATDSR (Agency for Toxic Substances and Disease Registry). (2005). Public Health Assessment Guidance Manual, https://www.atsdr.cdc.gov/hac/phamanual/toc.html APA/ GERA (2008a). Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves. Bech, U. (2015). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70, Portugal. EEA (European Environmental Agency). (2018). Chemicals for a sustainable future. Report of the EEA Scientific Committee Seminar, Copenhagen, 17 May 2017. European Environment Agency. (2019). The European environment — state and outlook 2020, Knowledge for transition to a sustainable Europe. Ferguson, N. (2021). Doom: The Politics of Catastrophe. Penguin Random House, UK. Miller, G.T. & Spoolman, E.S. (2021). Living in the Environment. Cengage. www.cengage.com
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios