filmeu

Disciplina Gestão Estratégica e Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas fundamentais no campo da Gestão, concretamente no domínio do Marketing e da Estratégia Empresarial. Trata-se de duas áreas que têm vindo a adquirir maior importância para as empresas num contexto que é cada vez mais global e competitivo e no qual procuram diferenciar-se pela positiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos a. Gestão Estratégica: 1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico; 2. Análise do meio envolvente externo; 3. Análise do meio envolvente interno; 4. Adequação estratégica, intento estratégico e análise SWOT dinâmica; 5. Visão, Missão e objetivos da empresa;  6. As estratégias de negócio e as estratégias corporativas.   b. Marketing: 1. A importância do marketing; 2. Contextualização histórica do marketing; 3. Os grandes eixos do marketing e conceitos essenciais do marketing; 4. Plano de Marketing 5. O marketing digital; 6. O mercado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos que lhes permitam compreender conceitos de Estratégia e de Marketing. Pretende-se que os alunos adquiram competências para resolver problemas específicos da vida empresarial, bem como adquirir capacidades para aplicação, em contexto real, de ferramentas de estratégia e de marketing em empresas verdadeiras.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de um trabalho prático (com orientação nas aulas) que resulta da aplicação de conceitos teóricos a uma empresa verdadeira escolhida pelos alunos (colocando os alunos em contacto com uma empresa real).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo. Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand. Kotler, P. and Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing (17th edition). Global edition: Pearson Global Edition. Teixeira, S. (2013) Gestão das Organizações. 3.ed. Lisboa: Escolar editora Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.     
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios