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Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas fundamentais no campo da Gestão, concretamente no domínio do Marketing e da Estratégia Empresarial. Trata-se de duas áreas que têm vindo a adquirir maior importância para as empresas num contexto que é cada vez mais global e competitivo e no qual procuram diferenciar-se pela positiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6606-17252
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos a. Gestão Estratégica: 1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico; 2. Análise do meio envolvente externo; 3. Análise do meio envolvente interno; 4. Adequação estratégica, intento estratégico e análise SWOT dinâmica; 5. Visão, Missão e objetivos da empresa; 6. As estratégias de negócio e as estratégias corporativas. b. Marketing: 1. A importância do marketing; 2. Contextualização histórica do marketing; 3. Os grandes eixos do marketing e conceitos essenciais do marketing; 4. Plano de Marketing 5. O marketing digital; 6. O mercado.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos que lhes permitam compreender conceitos de Estratégia e de Marketing. Pretende-se que os alunos adquiram competências para resolver problemas específicos da vida empresarial, bem como adquirir capacidades para aplicação, em contexto real, de ferramentas de estratégia e de marketing em empresas verdadeiras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de um trabalho prático (com orientação nas aulas) que resulta da aplicação de conceitos teóricos a uma empresa verdadeira escolhida pelos alunos (colocando os alunos em contacto com uma empresa real).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo. Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand. Kotler, P. and Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing (17th edition). Global edition: Pearson Global Edition. Teixeira, S. (2013) Gestão das Organizações. 3.ed. Lisboa: Escolar editora Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não