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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas vertentes que constituem a filosofia de gestão Lean e os modelos de Excelência Operacional. Abrange um conjunto mais amplo de tópicos do que aqueles que são tratados em Sistemas Integrados de Gestão, Engenharia de Métodos e Planeamento e Controlo da Produção, como sejam: gestão da cadeia de valor, resolução estruturada de problemas, melhoria contínua e kaizen, gestão visual, gestão total dos fluxos operacionais, entre outros. Os principais modelos de Excelência, como seja o modelo Europeu da EFQM e o Modelo Shingo são também abordados e desenvolvidos na disciplina.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6606-24226
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução geral Excelência Organizacional Sustentabilidade dos resultados do negócio Modelos de Excelência e Auto-Avaliação Modelo Shingo Princípios orientadores, sistemas, ferramentas, comportamentos e resultados Facilitadores culturais Melhoria continua Alinhamento da organização Gestão Lean Hoshin Kanri e Kaizen de Líderes Gestão da Cadeia de Valor e Kaizen de Projecto Resolução Estruturada de Problemas Gestão Diária das Operações e Kaizen Diário Organização de Equipas Organização de Espaços (5S) Gestão Visual Normalização Workshop Lean: jogo de gamificação para melhoria de processos
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Objetivos
Objetivos
É objectivo que os alunos aprendam: Os princípios fundamentais da Excelência organizacional e as dimensões que determinam a sustentabilidade do negócio nas vertentes económica, ambiental e social A utilizar ferramentas de auto-avaliação com o propósito de identificar pontos fortes e áreas de melhoria da organização, que permitirão desenvolver planos de acção. A enquadrar os princípios orientadores e de suporte do Modelo Shingo no âmbito dos processos de transformação cultural nas organizações. A ter uma visão holística dos sistemas de gestão Lean, que abranja a vertente estratégica, tática e operacional.. A enquadrar e saber aplicar conceitos e ferramentas Lean para o desenvolvimento de iniciativas e projetos de melhoria de processos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de seminários e/ou visitas de estudo em ambiente empresarial. Realização do workshop Lean Lab, numa abordagem pedagógica de gamificação da aprendizagem. consiste na aplicação de princípios, metodologias e ferramentas Lean na melhoria de processos operacionais de loja representativos da realidade Leroy Merlin.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eaton, M. (2013). The Lean Practitioner?s Handbook, KoganPage, London, UK. Oakland, J.S. (2020). Total Quality Management and Operational Excellence: Text with Cases, 5th Edition, Routledge, London, UK. Plenert, G. (2021). Driving the Enterprise to Sustainable Excellence: A Shingo Process Overview, Routledge, Boca Raton, FL, USA
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não