filmeu

Disciplina Gestão Lean e Excelência Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas vertentes que constituem a filosofia de gestão Lean e os modelos de Excelência Operacional. Abrange um conjunto mais amplo de tópicos do que aqueles que são tratados em Sistemas Integrados de Gestão, Engenharia de Métodos e Planeamento e Controlo da Produção, como sejam: gestão da cadeia de valor, resolução estruturada de problemas, melhoria contínua e kaizen, gestão visual, gestão total dos fluxos operacionais, entre outros. Os principais modelos de Excelência, como seja o modelo Europeu da EFQM e o Modelo Shingo são também abordados e desenvolvidos na disciplina.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução geral Excelência Organizacional Sustentabilidade dos resultados do negócio Modelos de Excelência e Auto-Avaliação Modelo Shingo Princípios orientadores, sistemas, ferramentas, comportamentos e resultados Facilitadores culturais Melhoria continua Alinhamento da organização Gestão Lean Hoshin Kanri e Kaizen de Líderes Gestão da Cadeia de Valor e Kaizen de Projecto Resolução Estruturada de Problemas Gestão Diária das Operações e Kaizen Diário Organização de Equipas Organização de Espaços (5S) Gestão Visual Normalização Workshop Lean: jogo de gamificação para melhoria de processos
  • Objetivos

    Objetivos

    É objectivo que os alunos aprendam: Os princípios fundamentais da Excelência organizacional e as dimensões que determinam a sustentabilidade do negócio nas vertentes económica, ambiental e social A utilizar ferramentas de auto-avaliação com o propósito de identificar pontos fortes e áreas de melhoria da organização, que permitirão desenvolver planos de acção. A enquadrar os princípios orientadores e de suporte do Modelo Shingo no âmbito dos processos de transformação cultural nas organizações. A ter uma visão holística dos sistemas de gestão Lean, que abranja a vertente estratégica, tática e operacional.. A enquadrar e saber aplicar conceitos e ferramentas Lean para o desenvolvimento de iniciativas e projetos de melhoria de processos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de seminários e/ou visitas de estudo em ambiente empresarial. Realização do workshop Lean Lab, numa abordagem pedagógica de gamificação da aprendizagem. consiste na aplicação de princípios, metodologias e ferramentas Lean na melhoria de processos operacionais de loja representativos da realidade Leroy Merlin.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eaton, M. (2013). The Lean Practitioner?s Handbook, KoganPage, London, UK. Oakland, J.S. (2020). Total Quality Management and Operational Excellence: Text with Cases, 5th Edition, Routledge, London, UK. Plenert, G. (2021). Driving the Enterprise to Sustainable Excellence: A Shingo Process Overview, Routledge, Boca Raton, FL, USA  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios