-
Apresentação
Apresentação
Fornece conhecimentos, competências e ferramentas para análise de problemas complexos, caracterizados pela sua dimensão, incerteza e risco, em Engenharia e Gestão Industrial. O seu âmbito inclui a aplicação de diferentes métodos para a estruturação, modelação, simulação e otimização de sistemas, na perspectiva do apoio à decisão.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-24230
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução geral e revisão de conceitos base Paradigmas de modelação e arquitetura de modelos Modelos de simulação por eventos discretos, incluindo: Arquitetura baseada em acontecimentos, atividades e processos Técnicas de geração de sequências aleatórias e métodos de Monte Carlo Software e casos práticos Modelação de dinâmica de sistemas, incluindo: Arquitetura e elementos básicos (relações causa-efeito, ciclos de realimentação, diagramas de enlace causal e de stocks e fluxos) Formas básicas de ciclos de realimentação, comportamentos típicos das variáveis de resposta, relações não-lineares, acumulação e desfasamentos Software e casos práticos Modelação baseada em agentes, incluindo: Arquitetura dos agentes Relações com outros paradigmas de modelação. Software e casos práticos Modelação Multi-Método, incluindo: Arquitetura Multi-Método Especificidades da modelação, validação e otimização de modelos Software e casos práticos
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver familiarização e compreensão crítica de conceitos nucleares e técnicas de simulação digital (de acontecimentos discretos e de dinâmica de sistemas), bem como dos respectivos instrumentos de apoio (nomeadamente software especializado). Desenvolver uma compreensão informada de metodologias de simulação para: formulação de problemas e sua resolução; estruturação e implementação de modelos; desenho de experiências, análise e avaliação de resultados. Desenvolver capacidades para relacionar estes conceitos com a prática e aptidões para formular e modelar problemas reais complexos, envolvendo incerteza e risco, de uma forma estruturada e produzir recomendações fundamentadas. Promover competências transversais (e.g, comunicação de análises efetuadas).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As Metodologias Inovadoras da Unidade Curricular "Arquitetura e Simulação de Sistemas" incluem abordagens pedagógicas modernas e criativas destinadas a melhorar a forma como os alunos adquirem conhecimentos nesta disciplina. Envolve o uso de técnicas educacionais e tecnologias avançadas para promover uma compreensão mais profunda dos conceitos de arquitetura de sistemas e a sua simulação. Exemplos de metodologias inovadoras incluem o uso de simulações interativas, estudos de caso do mundo real, colaboração online e discussões em grupo para estimular a participação ativa dos alunos e facilitar a aplicação prática dos conceitos aprendidos. O objetivo é criar uma experiência de aprendizagem envolvente e eficaz, que prepare os alunos para enfrentar os desafios da arquitetura de sistemas e simulação de forma competente e criativa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bala, B. K., Arshad, F. M., Noh, K. M. (2017). System dynamics. Springer Texts in Business and Economics. Springer. Taylor, S. (Ed.). (2014). Agent-based modeling and simulation. Springer. Brailsford, Sally, Churilov, Leonid, Dangerfield, Brian (Eds.). (2014). Discrete-event simulation and system dynamics for management decision making. John Wiley & Sons
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não