-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como finalidade introduzir os alunos aos desafios da Engenharia e Gestão Industrial para responder à transformação digital em curso, os novos materiais e os novos processos de fabrico num crescente contexto tecnológico (e.g. Indústria 4.0), contribuindo para a abrangência da formação de engenheiros na conceção, projeto, implementação de sistemas operacionais avançados no seu contexto empresarial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-24231
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução: Desafios da Engenharia e Gestão Industrial e breves definições das diferentes tecnologias Transformação Digital: Perspetiva, elementos essenciais e objetivos estratégicos; Setores industriais em sistemas de fabricação, logística e cadeia de abastecimento Indústria 4.0 (I4.0): Visão geral, evolução e definição; Benefícios, estratégia e implementação; Tendências: Sistemas flexíveis, interação homem-máquina, manufatura aditiva, digital twins, manufatura inteligente, realidade aumentada e Logística 4.0 Internet das Coisas (IoT): Perspetiva, definição e tendências; IoT e setores da indústria Tecnologias de Informação e Comunicação: Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Cloud computing e segurança; Arquitetura de sistemas de informação integrados, visualização e software
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se promover que os alunos desenvolvam pensamento estratégico, crítico e inovador, compreendam roadmaps tecnológicos emergentes e os seus múltiplos impactos/potencialidades na indústria, através da exploração de competências intra e interpessoais (produtividade, trabalho em equipa, gestão de tempo, comunicação oral e escrita), e literacia científica da informação e dos media.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta fundamentalmente na exposição de conceitos com a participação ativa dos alunos e de uma aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning) de contexto real.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Nath, S. V., Dunkin, A., Chowdhary, M., & Patel, N. (2020). Industrial Digital Transformation: Accelerate digital transformation with business optimization, AI, and Industry 4.0. Packt Publishing Ltd. Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: managing the digital transformation. Springer.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não