-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos processos e práticas envolvidos no desenvolvimento de produtos, desde a concepção inicial até o lançamento no mercado. O seu campo de ação abrange a exploração de diversas etapas envolvidas no processo de criação de um produto, incluindo pesquisa de mercado, identificação de oportunidades, concepção do produto, entre outros. A área de atuação da UC abrange indústrias que dependem do desenvolvimento de produtos, tais como setores da fabricação e empresas de tecnologia. Os domínios de intervenção incluem o planeamento e a gestão eficaz de projetos de desenvolvimento de produtos, a aplicação de metodologias ágeis e de design thinking para identificar as necessidades dos clientes e traduzi-las em produtos inovadores e viáveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-24233
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução geral CP2. Processos de design e desenvolvimento de produtos/serviços e processos CP3. Identificação de oportunidades CP4. Identificação das necessidades do cliente CP5. Especificações do produto CP6. Geração de conceitos de produto/serviço CP7. Seleção de conceitos CP8. Arquitetura do Produto CP9. Prototipagem e ramp-up CP10. Metodologias de design e desenvolvimento de produto: engenharia de sistemas, engenharia simultânea, e design for 6 sigma. CP11. Ferramentas de design e desenvolvimento de produto: VoC tools, QFD, ferramentas da criatividade, axiomatic design, TRIZ, design for assembly. CP12. Design de serviços
-
Objetivos
Objetivos
Integração de competências e conhecimentos multidisciplinares, com o objetivo de aprender a aplicação de um conjunto de estratégias e ferramentas para a criação de novos produtos/serviços. No final, espera-se que o aluno seja capaz de: OA1: Compreender a importância do desenvolvimento de produto/serviço para a competividade das organizações; OA2. Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço; OA3. Utilizar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de criação de novos produtos/serviços;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC usa uma metodologia baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto/serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa de estudantes, seguindo a metodologia ensinada.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ulrich, Karl, and Steven Eppinger. Product Design and Development. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill, 2003. ISBN: 9780072471465.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não