-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por âmbito enquadrar como as empresas potenciam os Sistemas de Informação como suporte ao Negócio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-1-12900
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Gestão e planejmento estratégico Ferramentas Analíticas em Gestão Estratégica Transformação Digital O que é Gestão de Sistemas de Informação Planeamento Estratégico para Sistemas de Informação ¿Kit de ferramentas¿ de planeamento estratégico de SI Estruturas para integração de estratégias de SI com estratégias de negócios eBusiness: Tendências, Padrões, Arquitetura, etc. Apresentações de estudos de caso
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os alunos com capacidades de: Compreensão das razões pelas quais as empresas necessitam de alinhar os SI com os seus Modelos de Negócio Identificar o papel dos SI numa estratégia empresarial sustentável e o impacto da Transformação DIgital Estruturar as vantagens competitivas dos SI no Mercado empresarial Desenvolver um Plano Estratégico de SI, através de metodologias próprias
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de dinâmicas de gamification em exercícios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Rogers, D. (2016). The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. New York: Columbia University Press Collins, J. (2001). Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Others Don¿t (1st edition). New York, NY: HarperBusiness Collins, J., & Porras, J. I. (2004). Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies (1st ed.). Collins Business. O¿Brien, J., Marakas , G.(2010).Management Information Systems (10th ed).McGraw Hill/Irwin. Bourgeois, D. T. (2014). Information Systems for Business and Beyond. S.l. l.: Lulu. High, P. A. (2014). Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive Organizational Innovation (1 edition ). San Francisco, CA: Jossey Bass Robson, W. (1996). Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach (2nd ed.). Financal Times Management. Peppard , J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy (4 edition ). Chichester, West Sussex: Wiley
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não