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Disciplina Aplicações de Business Intelligence

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Aplicações de Business Intelligence tem como objetivo fundamental dar ao estudante conhecimento e competência nas áreas de suporte à decisão através de técnicas e metodologias que permitem a eficaz exploração de dados e a sua transformação em conhecimento.  Pretende-se, também, proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolver competências na utilização de ferramentas orientadas para o aprovisionamento, exploração, análise e comunicação de informação. A componente prática é um dos aspetos fundamentais da disciplina. A capacidade de identificar e construir indicadores que possam suportar decisões analíticas é altamente valorizada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte 0: Data, Analytics, Data Science e Business Intelligence: Tendências  Parte 1: Áreas de Aplicação de Business Intelligence, contexto, objetivos e relação com processos de negócio. Metodologias. Parte 2: Modelação em Business Intelligence  Parte 3: Aprovisionamento e Preparação dos Dados  Parte 4: Exploração, Descrição e Visualização de Dados 
  • Objetivos

    Objetivos

    Na conclusão do curso, o aluno deverá: Entender o mercado de Business Intelligence (BI)  a sua relação com áreas afins (analytics, data mining, data science) e descrever como as organizações sobrevivem e se podem destacar num ambiente fortemente competitivo, resolvendo problemas e aproveitando as oportunidades; Compreender a necessidade de suporte informatizado e operacionalizado no processo de decisão; Descrever a metodologia e os conceitos de  BI e relacioná-los ao DSS (Decision Support Systems); Entender as principais questões na implementação de sistemas de BI, nomenadamente as abordagens metodológicas que facilitam o seu sucesso.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina tem uma forte componente prática onde os estudantes têm que aplicar os conhecimentos e obter resultados visíveis.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grossmann, W., & Rinderle-ma, S. (2015). Fundamentals of Business Intelligence. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Khabaza, T., Reinartz, T., Shearer, C., & Wirth, R. (2000). Crisp_DM, Step-by-step data mining guide. SPSS Inc., 9(13), 1–73. Retrieved from https://www.kde.cs.uni-kassel.de/lehre/ws2012-13/kdd/files/CRISPWP-0800.pdf  
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