-
Apresentação
Apresentação
A UC pretende consolidar e expandir os conhecimentos dos alunos na componente de infraestruturas e redes em sistemas IT. Tem um foco especial na gestão de infraestruturas na núvem e em métodos agéis de aprovisionamento de recursos de forma segura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-25069
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Recursos e serviços de TI. CP2. Infraestruturas e instalações de TI. CP3. Infraestruturas na Nuvem. CP4. Orquestração e ferramentas DevOps/DevSecOps. CP5. Aprovisionamento de serviços e gestão de contentores. CP6. Infraestrutura como código. CP7. Administração e monitorização de TI. CP8. Boas práticas de gestão de TI baseadas em ITIL.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir os conhecimentos necessários para planificar e desenhar os sistemas e redes numa organização de IT. OA2. Conhecer e experimentar as rotinas essenciais para a gestão operacional de sistemas e redes numa organização de IT. OA3. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em DevOps/DevSecOps.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ME1: Expositiva: apresentação teórica de acordo com o plano curricular. Avaliação em exame final (50%) ME2: Prática: trabalhos práticos apoiados pelo professor. Avaliação em projeto desenvolvido pelo aluno (50%). Notas importantes da avaliação: - Classificação mínima de 9.5 valores no exame e no projeto. - As duas componentes de avaliação são obrigatórias, independentemente da época em que se realizam
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Austin Young. (2019). Infrastructure as Code: A Comprehensive Guide to Managing Infrastructure as Code. Independently published. AXELOS Limited. (2019). ITIL Foundation: ITIL 4 Edition (ITIL 4 Foundation). TSO.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não