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Disciplina Marketing em Tecnologias da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver com os estudantes): A gestão de Marketing constitui uma área disciplinar transversal de forte relevância no contexto da atividade profissional em vários domínios. Na área da Engenharia Informática e dos Sistemas de Informação, a inclusão desta unidade disciplinar no contexto deste curso de 2º ciclo, é realizada com o objetivo central de apetrechar os alunos com um conjunto de competências ao nível da análise e avaliação estratégica de mercados, produtos e serviços, diretamente aplicáveis ao contexto do seu exercício profissional atual e futuro: 1. A gestão de relacionamentos como uma atividade fulcral no Marketing 2. A compreensão do papel do Marketing como atividade de todos os colaboradores da empresa e não apenas de um departamento 3. A importância da compreensão dos mercados (Clientes) no desenvolvimento de software, e em particular no desenho e desenvolvimento de negócios e marcas que só existem online  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é o Marketing? O Marketing Estratégico O Ambiente de Marketing O Marketing Mix (8 Ps: Product, Price, Place, Promotion, People, Processes, Physical Evidence, Produtivity) O Marketing de Produto versus Marketing de Serviço O Marketing na Sociedade em Rede Marketing Inbound e Outbound Metodologia Inbound Marketing/funil de Marketing: ações de Outbound e Inbound Planeamento: definição da Persona, dores de negócio, palavras chave, análise concorrência, análise de suportes e canais de comunicação, definição da jornada de compra Atrair Converter Relacionar Vender Fidelizar Tecnologias de Informação e o Marketing: Marketing Automation, Website, CRM Alinhamento entre o Marketing e as Vendas: MQL e SQL Análise e Mensuração de ações de Marketing: ferramentas a definição de métricas
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de transformar a linguagem técnica numa linguagem de negócio, entendível pelo Cliente. Entender a usabilidade que o desenvolvimento de um produto ou serviço de IT pode ter no negócio do Cliente. Entender o ecossisma das TI e a cadeia de valor de entrega ao Cliente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Kotler, et al. (2008), Principles of Marketing, 5th Edition, Pearson Education Limited Kerin & Peterson (2013) Strategic Marketing Problems, 13/E, NY: Prentice Hall ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE: http://sandraturchi.com.br/livros/  
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