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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina visa fornecer conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais inerentes à criação de conteúdos fílmicos na vertente de motion graphics. Pretende-se que o aluno aplique, com coerência estética e conceptual, os conteúdos técnicos leccionados. O formando deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos pedagógicos ajustados ao ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT573-12799
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Motion graphics de conteúdos vectoriais em formato vídeo digital. Princípios técnicos e de composição para projectos de Motion graphics de base vectorial; Técnicas e ferramentas do software Adobe aaAfter Effects indispensáveis à boa execução de um projecto com grafismo animado em formato vídeo digital. 2. Metodologia Princípios teóricos e de aplicação de metodologia projectual aplicada a projectos de motion graphics; Princípios teóricos e de aplicação de Storyboard direccionado para um projecto de motion graphics; 3. Projeto: desenvolviemnto de projecto de motion graphics com integração de conteúdos pedagógicos ajustados a programa do 3o Ciclo do Ensino Básico ou Secundário.
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Objetivos
Objetivos
Saber identificar, analisar, reproduzir e ensinar projetos áudio-visuais baseados em conceitos adaptados ao ensino. Conhecer e aplicar tecnologias digitais de animação de conteúdos de base vectorial com recurso ao software Adobe After Effects
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular tem um caráter teórico-prático com forte incidência na vertente projetual. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um vídeo com estética Motion Graphics, em grupos de 2 a 3 alunos, com tema retitado do programa letivo do ciclo de estudos a que o discente leciona o prevê vir a lecionar. Desta forma procura-se o desenvolvimento de projeto com potencial aplicabildade na sala de aula do futuro/atual docente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blazer, L.. Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press, 2015. Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2023). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press. Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não