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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos alunos no âmbito do desenvolvimento curricular tendo em consideração o seu desempenho futuro enquanto docentes do ensino básico e secundário, que deverá fundar-se nos princípios da educação inclusiva. A UC assume toda a pertinência se considerarmos que o currículo como núcleo central e definidor da instituição educativa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT573-16331
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Abordagem do campo teórico que baliza a área do Desenvolvimento Curricular: Paradigmas e teorias em educação e currículo. 2. Desenvolvimento Curricular e Ensino de Artes: os modelos curriculares. 3. As discussões sobre Currículo e Desenvolvimento Curricular em Portugal: 3.1 - O estatuto curricular do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a centralidade do conceito de competência 3.2 - O estatuto curricular das «Aprendizagens Essenciais» 3.3 - A Educação no campo das competências de artes e o Plano Nacional de Cinema 3.4 - A Educação no campo competências de artes e a construção de uma Escola Inclusiva 3.5 - O papel da avaliação curricular e pedagógica: conceções e modalidades de avaliação 3.6 – Currículo e aprendizagem profissional docente
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Objetivos
Objetivos
Conhecer conceitos, teorias e paradigmas que integram as a¿reas da educac¿a¿o e do curri¿culo Analisar criticamente os pape¿is que te¿m vindo a ser atribui¿dos a¿ educac¿a¿o, a¿ escola e ao curri¿culo, no sistema educativo portugue¿s no a¿mbito do ensino de informa¿tica Refletir sobre o lugar das compete¿ncias digitais no curri¿culo do ensino ba¿sico e secunda¿rio Analisar criticamente modelos curriculares na sua relac¿a¿o com o ensino da informa¿tica Identificar respostas pedago¿gicas criativas e inovadoras Analisar concec¿o¿es e modalidades de avaliac¿a¿o Estabelecer relac¿o¿es entre modelos curriculares e paradigmas de avaliac¿a¿o das aprendizagens Problematizar o papel do professor Caracterizar os processos de tomada de decisa¿o do professor em func¿a¿o de distintos modelos de poli¿tica e de desenvolvimento curricular Organizar, gerir e dinamizar grupos de trabalho para debates tema¿ticos Ser auto¿nomo e trabalhar em cooperac¿a¿o Assumir compromisso com a ética profissional
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Atividade de campo com posterior reflexão individual. Realização de trabalhos de intervenção na sala de aula dos alunos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beane, J. & Apple, M. W. (2000). Escolas Democráticas. Porto: Porto Editora Correia, L. M. (2008). A Escola Contemporânea e a Inclusão de Alunos com NEE. Porto: Porto Editora Goodson, I. (2001). O Currículo em Mudança, Estudos na Construção Social do Currículo. Porto: Porto Editora Pacheco, J. (2002). Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora Roldão, M. (1999). Os Professores e a Gestão do Currículo. Porto: Porto Editora Roldão, M. (2003). Diferenciação curricular revisitada ¿ conceito, discursos e práticas. Porto: Porto Editora Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com NEE - contributos de investigação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas Sousa, O. & Ricardo, M. M. C. (org.). (2003). Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate ¿ contextos, questões e perspetivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas Stainback, S. & Stainback, W. (2007). Aulas inclusivas. Un nuevo modo de enfocar y vivir el currículo. Madrid: Narcea Ediciones
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não