filmeu

Disciplina Didática das Artes Visuais I

  • Apresentação

    Apresentação

    Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente  o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Didática das artes visuais: conceitos, teorias e dimensões Principais paradigmas e modelos de ensino artístico na modernidade e contemporaneidade: Auto-expressão Criativa, DBAE, Resolução Criativa de Problemas, Cultura Visual, Integração das Artes no Currícular Caracterização do desenvolvimento da expressão artística infanto-juvenil A linguagem das artes: Perceção visual, pensamento visual e simbólico, criatividade e sentido estético Elementos estruturais da linguagem plástica e princípios de organização visual; meios e processos Métodos do ensino do desenho Programas em vigor: Bases filosóficas, metodologias, conteúdos e atividades O ensino artístico na prática: Planeamento de atividades de ensino/aprendizagem: planos anuais, planos de unidades didáticas e de aula  Avaliação em artes: complexidades e modelos existentes Criação e uso de recursos e materiais pedagógicos
  • Objetivos

    Objetivos

    -Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos que permitam o domínio dos objetivos, técnicas e meios no domínio da expressão e comunicação visual -Apetrechar os alunos de modelos e metodologias de ensino/aprendizagem no domínio das artes visuais -Dotar os alunos de aptidões para a prática de processos de inovação pedagógica aplicando conhecimentos, conceitos e projectos na área -Dotar os alunos de competências para desenvolver projectos que reflitam e questionem práticas e paradigmas existentes a nível da educação artística -Desenvolver capacidades para iniciação à investigação no âmbito dos temas tratados
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Considera-se importante a utilização de metodologias ativas que proporcionem facilitação do ensino/aprendizagem. De entre elas salientamos: apresentação de textos associados às temáticas a tratar, sua discussão crítica em pequenos grupos e posterior apresentação das conclusões para debate na turma. Sempre que apropriado apresentar exemplos concretos de bons trabalho de alunos de outros anos, relacionados com os conteúdos abordados, convidando-os a apresentar o trabalho e debatê-lo com a turma.  Interdisciplinaridade sempre que possível com outras unidades curriculares do curso, na programação de atividades a realizar. Preparação por grupos de alunos de algumas temáticas a abordar e apresentação e discussão na turma.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agirre, I. A- (2005). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Universidad de Navarra: Dewey, j. (2010) Arte como experiência.São Paulo: Martins Fontes.  Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: Teachers College Press Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University Fowler, C. (1996). Strong Arts, Strong Schools. Oxford: Oxford University Press Molina, J. J. G. & Cabezas, L. & Bordes, J. (2001). El Manual de Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el Siglo XX. Madrid: Cátedra Marín Viadel, R.  (2003) Didáctica de la Educación Artística para Primaria. Madrid: Ed. Person. Prentice Hall [Preencher APELIDO],  Marín Viadel, R. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios