-
Apresentação
Apresentação
Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.Área de preenchimento obrigatório.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-23574
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A obra de arte na sala de aula : A obra de arte - a inteligência e experiência estética Etapas de desenvolvimento estético na sua apreciação Integração da obra de arte na programação das atividades - estratégias e obstáculos Educação artística e os projetos educativos dos museus e outras instituições 2. Artes e multidisciplinaridade: Importância da integração com outras áreas e projectos comuns Exemplos da prática 3. Arte e criatividade : Componentes e fases do pensamento criativo Métodos e técnicas para o seu desenvolvimento Avaliação da criatividade 4. Ensino na pósmodernidade : Debates contemporâneos, perspectivas e desafios ligações à arte contemporânea; inclusão, multiculturalidade;Teorias de ensino: a cultura visual, e os significados das imagens na cultura. Novos meios de criação artística (desenho, fotografia, cinema e tecnologias informáticas) Desenvolvimento da investigação em educação artística
-
Objetivos
Objetivos
-Compreender e debater as artes visuais no contexto histórico das culturas e os desafios colocados à educação artistica na pósmodernidade. -Revelar conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento estético na compreensão da obra de arte -Compreender e utilizar nos projetos pedagógicos a obra de arte de modo sincrónico e diacrónico, adaptada às temáticas escolhidas com abordagens adequadas ao nível etário dos alunos -Conhecer as características, componentes e fases do processo criativo e estratégias de desenvolvimento da criatividade no processo pedagógico -Educação artística e formação estética em museus -Demonstrar aptidões e conhecimentos para a prática de processos de inovação pedagógica, tendo em conta a multidisciplinaridade e a realidade multicultural dos contextos educativos atuais -Reconhecer as especificidades da investigação em educação artística e ser capaz de formular projetos de pesquisa na área.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilizamos metodologias ativas e diversificadas de ensino/aprendizagem: Distrubuição de textos selecionados por grupos; discussão em grupo e posterir debate aberto a toda a turma. Convite a alunos de anos anteriores para apresentarem os seus trabalhos à turma seguindo-se debate Investigação de um tópico por parte dos alunos e apresentação à turma seguida de dabate.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aguirre, I. (2005). Teorias Y Práticas en Educación artística. Ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Pamplona: universidade de Navarra. Eça, T. & Mason, R. (Eds)) (2008). International Dialogues about Visual Culture. Education and Art. UK:L Intellect books Efland, A. D., Freedman, K & Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderna. Barcelona: Paidós. Fróis, J. P. (coord) (2008). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Gulbenkian. Gaudelius, Y & Speirs, P. (2002). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall. Hetland. L., Winner, E., Veenema, S., Sheridan, K. M. & Perkins, D. N. (2007). The Real Benefits of Visual Art Education. N Y: Teachers College Press. Hernandez, F. (2010). Educación y Cultura Visual . Barcelona: Octaedro. Vasconcelos, M. C.., Duarte, J. & Bahía, S. (Coord). (2014).Dossier artes Visuais na Escola. Revista Lusófona de Educação, 26.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não