-
Apresentação
Apresentação
Este UC apresenta os quadros teóricos e metodológicos da Educação Inclusiva, tendo como referência as principais orientações internacionais e nacionais, assim como a investigação mais recente que tem sido produzida neste âmbito.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT573-23577
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos científicos da Inclusão. A inclusão como um Direito Humano e de Justiça Social. Dimensões político-sociais da Inclusão. Educação Inclusiva, Equidade, e Aprendizagem ao longo da vida. Metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação em contexto educativo. Investigação e intervenção sobre contextos e práticas inclusivas.
-
Objetivos
Objetivos
Justificar os fundamentos científicos, filosóficos e metodológicos da inclusão. Conhecer os principais documentos orientadores da inclusão e a sua fundamentação. Reconhecer a importância de metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação, em contextos sociais e educativos. Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegiam-se metodologias qualitativas, partindo da prática profissional dos estudantes, tendo em conta as suas dificuldades, experiência profissional e expectativas relativamente à UC, incentivando os estudantes a debruçar-se sobre textos científicos fornecidos previamente pela docente, de modo a fomentar um ambiente de aprendizagem, que conduza à partilha no grupo de trabalho e no grupo-turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Naraian, S. (2016). Inclusive education complexly defined for teacher preparation: the significance and uses of error. International Journal of Inclusive Education. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2015.1134682 Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva. Porto: PROFEDIÇÕES, Lda, 2ª edição. Sæbønes, A-M. (Org.) (2015, 6 e 7 de julho). Towards disability Inclusive Education. Education for Development. Oslo Summit on Education for Development Adressing thr Unfinished Agenda ¿ Delivering Quality Education for All . Silva, M., O., E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2ª edição.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não