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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um contacto direto com a prática educativa: conhecimento do funcionamento da comunidade escolar e experiência em prática letiva supervisionada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 25
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT573-9082
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Funcionamento da comunidade escolar Acompanhamento de direção de turma Participação nas atividades do grupo disciplinar e meio escolar Observação e participação nas atividades letivas Planificação das atividades letivas Lecionação supervisionada pelo orientador cooperante Avaliação dos alunos Dinamização de atividades educativas
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Objetivos
Objetivos
- Desenvolver competências técnicas, didáticas e pedagógicas, apropriadas à função docente orientando o aluno no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes dos conhecimentos e investigação em artes visuais e outros saberes. - Promover a problematização e reflexão da prática pedagógica no ensino das artes visuais,com supervisão do orientador cooperante - Refletir criticamente as práticas educativas na área da expressão artística e da cultura visual e tecnológica, promovendo a exploração integrada de problemas estéticos, científicos e técnicos - Refletir e aplicar na prática pedagógica os conhecimentos adquiridos - Desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções em situações novas e complexas da prática docente e da comunidade educativa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Embora cada orientador da PES tenha diferentes modos de lecionação e participação na vida escolar, promevem-se reuniões frequentes com orientadores cooperantes para acerto de objetivos, estratégias e procedimetos para melhor funcionamento desta unidade. Os estudantes elaboram um portfólio da PES.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Esteves, l. M. ((2008). Visão panorâmica da Investigação-ação. Porto: Porto Editores Latorre, A. (2003). La Investigación- Acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelo: Graó. Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.[ Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla. Nóvoa, A (2013). Pensar la escuela mas allá de la escuela. Con-ciencia Social, 7-38 Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, firmar a profissão como docente. Cadernos de Pesquisa, 47, 1106-1131. Zabalza, M. (2000). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não