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Disciplina Prática de Ensino Supervisionada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um contacto direto com a prática educativa: conhecimento do funcionamento da comunidade escolar e experiência em prática letiva supervisionada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Funcionamento da comunidade escolar Acompanhamento de direção de turma  Participação nas atividades do grupo disciplinar e meio escolar Observação e participação nas atividades letivas Planificação das atividades letivas Lecionação supervisionada pelo orientador cooperante Avaliação dos alunos Dinamização de atividades educativas
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver competências técnicas, didáticas e pedagógicas, apropriadas à função docente orientando o aluno no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes dos conhecimentos e investigação em artes visuais e outros saberes. - Promover a problematização e reflexão da prática pedagógica no ensino das artes visuais,com supervisão do orientador cooperante   - Refletir criticamente as práticas educativas na área da expressão artística e da cultura visual e tecnológica, promovendo a exploração integrada de problemas estéticos, científicos e técnicos - Refletir e aplicar na prática pedagógica os conhecimentos adquiridos - Desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções em situações novas e complexas da prática docente e da comunidade educativa.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Embora cada orientador da PES tenha diferentes modos de lecionação e participação na vida escolar, promevem-se reuniões frequentes com orientadores cooperantes para acerto de objetivos, estratégias e procedimetos para melhor funcionamento desta unidade. Os estudantes elaboram um portfólio da PES.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Esteves, l. M. ((2008). Visão panorâmica da Investigação-ação. Porto: Porto Editores Latorre, A. (2003). La Investigación- Acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelo: Graó.  Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.[ Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla. Nóvoa, A (2013). Pensar la escuela mas allá de la escuela. Con-ciencia Social, 7-38 Nóvoa, A.  (2017). Firmar a posição como professor, firmar a profissão como docente. Cadernos de Pesquisa, 47, 1106-1131. Zabalza, M. (2000). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA
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