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Apresentação
Apresentação
A inclusão da Unidade Curricular de Didática da Natação vem dar resposta às necessidades de formação académica de futuros Professores de Educação Física, no cumprimento do constante nos Programas Nacionais de Educação Física. A Natação apresenta um cariz complementar nos PNEF, mas assumir-se-á como obrigatória sempre que a instituição de ensino disponha de infraestruturas próprias adequadas à sua prática. Em termos mundiais a prevenção do afogamento vem ganhando uma importância cada vez maior, devendo ser a prioridade principal dos profissionais desta área. Complementarmente o domínio das técnicas de nado reforça a prioridade principal e assume a sua importância para uma literacia motora abrangente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-16121
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC são: a. Os níveis de especificação constantes nos programas de nacionais de Educação Física (PNEF): Introdução, elementar e avançado. b. Prevenção do Afogamento - Estratégias e modos de operacionalização. c. Pedagogia e didática da natação: conceitos e metodologias contemporâneas. d. Planeamento e operacionalização do processo de ensino-aprendizagem: adaptação ao meio aquático, ensino das técnicas de nado (crol, costas, bruços e mariposa) e respetivas partidas e viragens; e. A Natação no Desporto Escolar - realidade e formas de organização. f. Metodologias de observação específicas da natação, em função do nível de execução técnica: observação direta (grelhas de observação) e observação diferida (registo vídeo + grelhas de observação); g. Prática efetiva no âmbito do domínio das técnicas de nado e respetivas partidas e viragens; h. Intervenção operacional no processo de ensino-aprendizagem de colegas: prática pedagógica simulada.
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Objetivos
Objetivos
A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do Prof. E.F., no âmbito do processo de ensino-aprendizagem no meio escolar. Objetivos: 1. Conhecer e discutir diferentes metodologias do processo de ensino-aprendizagem da natação: observação, planeamento, lecionação e avaliação; 2. Apresentar conhecimentos e estratégias diferenciadas na lecionação de aulas de Natação em contexto escolar, de acordo com o nível de desempenho motor dos alunos (introdutório, elementar ou avançado); 3. Manifestar competências no domínio da execução técnica, bem como na demonstração das ações motoras das técnicas de nado, partidas e viragens; 4. Manifestar competências no âmbito da observação, registo e avaliação das ações técnicas específicas da modalidade: observar para corrigir e observar para avaliar. 5. Elaborar de unidades de ensino a partir de tarefas de análise e observação de diferentes contextos práticos (individual, grupo, deporto escolar).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São operacionalizadas as seguintes metodologias: Utilização das plataformas informáticas da Universidade Observação e relatório de aulas de natação em escolas e clubes Prática Pedagógica Simulada Conferencistas convidados
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barbosa, T.; Costa, M.; Marinho, D.; Silva, A.; Queirós, T. (2010). Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas alternadas de nado. In http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Ano 15, Nº 143, abril. Buenos Aires. Canossa, S., Fernandes, R.; Carmo, C.; Andrade, A.; Soares, S. (2005). Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Motricidade 3(4): 82-99. Navarro, F, Gosálvez, M. & Juárez (2017). Natación +. Real Federación Española de Natación. Cultiva Libros. Espanha. Sevilha.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não