-
Apresentação
Apresentação
A Investigação-Acção procura instrumentar os alunos com os recursos necessários para a realização de uma prática reflexiva, baseando-se na evidência científica. A elaboração de um plano de investigação-acção, decorrente dos problemas sentidos durante o seu estágio, proporciona um campo de teste e de desenvolvimento das competências científicas que permitirão ao aluno uma actualização constante da sua prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT657-16122
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A prática baseada na evidência 1.1. A pesquisa no contexto educacional 1.2. Os princípios da investigação-acção 1.2.1. Modelos de aplicação da investigação-acção 1.3. Ferramentas para a investigação-acção 1.3.1. O conceito de prática reflexiva como desencadeador de temas a investigar-agir 1.3.2. Técnicas de pesquisa e revisão de literatura 1.3.3. O método científico como fundamento do plano de acção e recolha de dados 1.3.4. Métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos 1.3.5. Técnicas de escrita científica e as normas de referênciação bibliográfica 2. O passo-a-passo de uma investigação-acção 3. Os princípios éticos da investigação-acção 3.1. Na definição do problema a investigar 3.2. Na definição do plano de investigação-acção 3.3. Na redacção dos textos
-
Objetivos
Objetivos
Conhece, planeia e executa a investigação-acção no contexto da educação física escolar. 1. Os princípios da investigação-acção 1.1. Conhece, planeia e executa o ciclo dos processos da investigação-acção 1.1.1. Identifica, através da prática reflexiva, problemas de ensino 1.1.2. Pesquisa e revê a literatura para a recolha de informação sobre o problema 1.1.3. Planifica e define o método de recolha de informação e de uma intervenção sustentada na evidência 1.1.4. Analisa os dados recolhidos e elabora relatórios sobre os resultados obtidos 1.1.5. Reflecte sobre os resultados obtidos e como os integrar na prática futura 2. Desenvolve uma aplicação da investigação-acção em contextos reais 3. Conhece os princípios éticos da investigação-acção
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular esta¿ interligada com a de estágio, no sentido em que os alunos desenvolvem um pre¿-projecto que procura dar resposta a um problema sentido no seu estágio. Adicionalmente, os alunos te¿m a possibilidade de apresentar e submeter, por duas vezes, as suas propostas, para serem avaliadas formativamente pelos professores. Assim, cria-se uma dina¿mica no processo ensino aprendizagem em que o erro e¿ visto como uma oportunidade de melhoria. Por u¿ltimo, as propostas de trabalho procuram estar interligadas nas linhas de investigac¿a¿o do CIDEFES, levando a uma integrac¿a¿o mais profunda entre os trabalhos que sa¿o desenvolvidos no mestrado e a investigac¿a¿o da FEFD.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. APA: Washington- DC Hendricks, C. (2009) Improving Schools Through Action Research: A Comprehensive Guide for Educators. Boston: Ally & Bacon Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física (3a Edição). São Paulo: Artmed, Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não