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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina foca-se no campo da Educação para a Saúde, procurando dotar os discentes de conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver intervenções de promoção da atividade física e de outros comportamentos de saúde (ex. alimentação saudável) através da atividade física, em contexto escolar, eficazes e adaptadas à sua população-alvo. Pretende-se: a) Estimular compreensão e desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica acerca dos principais modelos teóricos e seu potencial de explicação da realidade b) Mobilizar conhecimentos teóricos e metodológicos na dinamização de projetos de intervenção para a promoção de comportamentos de saúde, identificados como situações problemáticas em contexto escolar, através da aplicação de estratégias de intervenção conhecidas ou desenvolvidas pelos próprios de forma fundamentada c) Estimular a utilização adequada das metodologias de aprendizagem experiencial e/ou ativa, selecção apropriada das fontes de informação e sua apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-16123
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Modelo de desenvolvimento de projetos de promoção da saúde 1.1.Etapas de desenvolvimento dos projetos (diferentes modelos: ex. ciclo de fases de projetos em meio escolar; intervention mapping) 1.2.Competências de aconselhamento em saúde 1.3.Competências de pesquisa e análise crítica de informação 2.A educação para a saúde em contexto escolar 2.1.O papel do contexto físico e social nos comportamentos de saúde. Principais determinantes da adopção de comportamentos de saúde. 2.2.Modelos teóricos de educação para a saúde 3.Aprendizagem experiencial e ativa: novos modelos de educação e formação para a saúde 3.1.Aprendizagem ativa e suas diferentes abordagens 3.2.Princípios básicos e ciclo de aprendizagem experiencial 3.3.Estilo, espaço e condições para a aprendizagem experiencial
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Objetivos
Objetivos
Reconhecer a importância da escola e da educação para a saúde na promoção e adoção de estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos e na consequente melhoria da qualidade de vida. Identificar e explicar os principais determinantes dos comportamentos de saúde, bem como os modelos teóricos mais comummente utilizados no âmbito da mudança comportamental em saúde. Identificar as áreas emergentes da educação para a saúde em idade escolar, sabendo caracterizá-las, identificar as estratégias usadas em cada área que apresentam maior eficácia. Identificar áreas problemáticas no contexto da escola e delinear um projeto de intervenção passível de contribuir para a resolução ou atenuação do problema identificado, recorrendo para tal a metodologias de aprendizagem experiencial e/ou ativa e ao enquadramento teórico da intervenção a partir de um dos paradigmas teóricos de referência abordados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Colocação de questões encorajando a reflexão crítica através de uma descoberta guiada. Atividades experienciais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, P; Lameiras, J. & Henriques, M. (2009). A aprendizagem experiencial. In L. Xavier de Carvalho (Ed.), A Urgência de Educar para Valores: Um contributo para a literacia social (pp. 61 ¿ 66). Lisboa: NA Biddle, S. J., & Mutrie, N. (2008). Psychology of Physical Activity: Determinants, Well-Being, and Interventions (2nd ed.). London: Routledge. Filho, H. C., Ferreira-Borges, C. & Frasquilho, M. A. (2008). Organização de intervenções preventivas: Gestão de problemas de saúde em meio escolar. Lisboa: Coisas de Ler. Gilbert, G. & Sawyer, R. (1995). Health educations: Creating strategies for school and community health. Boston: Jones and Bartlett Publishers. Hellison, D. (2003). Teaching Responsability through physical activity (2nd Ed), Champaign, IL: Human Kinetics. Ward, D. S., Saunders, R. P., Pate, R. R. (2007). Physical activity interventions in children and adolescents. Physical Activity Interventions series, Champaign, IL: Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não