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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social da educação. O conhecimento científico tem uma temporalidade, com as suas continuidades e descontinuidades, o que nos obriga a relacionar o presente com o passado e o futuro. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para a necessidade de aprendermos com o que já fizemos para melhor construirmos o que temos a fazer. Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, e desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo dos dogmatismo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-16124
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Teoria da História: 1.1 - A particularidade da história da educação como ciência social 2- História das instituições educativas 2.1- Olhar historiográfico sobre os espaços sociais destinados à educação 3 - O aluno 3.1 - A passagem da criança a aluno. As culturas juvenis. 4 - A profissão professor 4.1 - O passado e o presente dos professores. O ser professor ao longo da idade. A relação do professor consigo, com o trabalho e com os outos. 5 A história do currículo 5.1 - O conhecimento como um saber historicamente formado . As regulações sociais e aprendizagem de uma relação com o mundo. 6 Direcção de turma (liderança grupo-turma) 6.1 - O desafio histórico à cooperação no trabalho educativo. 7 - O processo de profissionalização docente 7.1 - Os diferentes modelos de formação ao longo da sua história. 8 - O grupos disciplinares 8.1 - Afirmação e desenvolvimento profissional 9 - O Desporto Escolar 9.1 - Os diferentes modelos de formação. Os valores e os comportamentos transmitidos.
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Objetivos
Objetivos
- Interpretar criticamente o passado, distinguindo as tendências de longo, médio e curto prazo - Reflectir sobre os pontos críticos da educaçãoo - Conhecer as principais fontes para o trabalho de investigação sócio-histórica, técnicas e conceitos - Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em sócio-história da Educação - Discutir o processo educativo à luz de uma perpspectiva sócio-histórica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos estão organizadas por grupos-tarefas de modo a que tenham uma oportunidade de participar ativamente na sua aprendizagem. Para potencializar as tarefas de aprendizagem serão utilizdos como meios facilitadores do ensino o suporte dos meios tecnológicos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brás, J.V. Gonçalves, M.N. & Hernandez Dias, J. M. (2014). From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919) American Journal of Educational Research. 3(III), 391-395. Available at:http://www.aijssnet.com/index.php/archive.html Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação, Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138. Brás José & Gonçalves, M. N. (2008). Os saberes e poderes da Reforma de 1905, Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121. Brás, J.V. & Gonçalves, M.N (org,) (2011). O imperativo Republicano em Debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Fernandes, R. (1992). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura de Língua Portuguesa. Nóvoa, A. (1991). Profissão professor. Porto: Porto Editora. Nóvoa, A. (1992). Vidas de professores. Porto: Porto Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não