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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa o estudo e análise do sistema educativo, considerando as organizações constituintes (escolares e não escolares), o processo e instrumentos de gestão escolar e sua autonomia, relação Escola/Comunidade e políticas educativas do setor. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção nas funções docentes e possíveis funções de líderes intermédios ou de topo em organizações da rede pública ou da rede privada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-16125
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Departamento / Grupo de Educação Física no Sistema Escola (Protagonismo do Professor) Perfil do docente e do Professor de Educação Física. Departamentos disciplinares de educação física enquanto unidade funcional (sistema) e enquanto estrutura orgânica na escola (componente do sistema-escola); Liderança e gestão dos departamentos disciplinares como comunidades de prática e aprendentes. Sistema Escola / Organizações Escolares (Centralidade da Escola) Conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas; Processo estratégico na condução das organizações educativas; Teoria da mudança e projetos educativos. Sistema Educativo (Eficiência do Sistema) Referenciais teórico-conceptuais de análise de políticas educativas; Dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação, das organizações educativas e da educação física; A escola do futuro: problemática institucional e pedagógica.
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Objetivos
Objetivos
[Módulo 1] . Descrevem as competências e o papel social do professor, com foco no professor de Educação Física. . Identificam o grupo/departamento disciplinar como unidade essencial para mudanças na escola. . Analisam os pontos fortes e áreas de melhoria na integração do grupo como comunidades de prática e aprendizagem na escola. [Módulo 2] . Compreendem conceitos, características e modelos teóricos das organizações educativas. . Analisam as dimensões do processo estratégico na gestão de organizações educativas. . Desenvolvem projetos educativos para promover a atividade física na escola e comunidade. [Módulo 3] . Analisam políticas públicas educativas usando diferentes teorias. . Compreendem as dinâmicas transnacionais e locais na educação e educação física. . Refletem sobre autonomia, inovação e transição digital no sistema e currículo da educação física.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teóricas e teórico-práticas, que combinam momentos expositivos com práticas pedagógicas baseadas na participação ativa e trabalho autónomo dos estudantes. Em avaliação contínua, a unidade curricular está subdividida em três unidades modelares, ao longo das quais, de forma progressiva e interligada, se vão desenvolvida atividades de reflexão, discussão, construção de documentos (baseados em artigos científicos, técnicos, legislação) a nível individual e grupal. Complementarmente é realizada uma ficha de avaliação sobre as temáticas abrangidas pela unidade curricular, um trabalho de grupo (em formato audiovisual) dedicado à análise de um projeto educativo de escola, um portfolio individual e um projeto individual de fomento da atividade física na escola (enquadrado no conceito de Escola Ativa).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, J. (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação. Educa. Barzannò, G. (2009). Culturas de Liderança e Lógicas de Responsabilidade. Fundação Manuel Leão. Baumgartner, M. (2022). Professional competence(s) of physical education teachers: terms, traditions, modelling and perspectives. German Journal of Exercise and Sport Research, 2(52), 550-557. https://doi.org/10.1007/s12662-022-00840-z. Contreras, O. (2012) (Coord.). (2012). Las Competencias del Profesor de Educación Física. INDE. Harris, A., (2001). Department improvement and school improvement: A missing link. British Educational Research Journal, 27(4), 477-486. Lima, L. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto Editora. Lima, L. (Org.) (2011). Perspetivas de Análise Organizacional das Escolas. Fundação Manuel Leão. Nóvoa, A. (Org.) (1992). As Organizações Escolares em Análise. Publicações D. Quixote. World Health Organization (2021). Promoting Physical Activity Through Schools: A toolkit. WHO.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não