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Disciplina Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    Historicamente vinculada ao treino desportivo, os conhecimentos e competências inerentes à Metodologia do Treino representam, hoje, matéria essencial ao bom desempenho profissional nas diferentes áreas de intervenção da Educação Física e Desporto.  Assumindo características próprias, a UC mediante os conteúdos programáticos a seguir mencionados, busca a aquisição de conhecimentos contribuintes à fundamentação da organização, planeamento e gestão da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar.  A compreensão dos princípios do treino, da função, significado, características e processos de desenvolvimento das capacidades motoras e sua íntima conexão com as aprendizagens, o domínio do exercício físico nas suas componentes, dimensões e infinitas possibilidades de harmonização e respetiva avaliação, viabilizando a adoção de estratégias e processos conducentes à criação de propostas adequadas às capacidades e potencialidades de cada aluno constituem o âmbito central desta UC.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos: 1 - Análise crítica da Educação Física.     Contributo do exercício físico para a educação integral e a identidade profissional. 2 - O processo de treino e competição em crianças e jovens.     Aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos. 3 - Princípios do Treino.     Possibilidades e limitações de aplicação dos princípios do treino desportivo à Educação Física e ao Desporto Escolar. 4 - Capacidades Motoras, saúde e bem-estar: conceito e relações. 5 - Desenvolvimento das capacidades motoras.      Exercitação, treino e aprendizagem. Fases sensíveis e solicitação predominante. 6 - Organização e planeamento da Educação Física e Desporto Escolar. As capacidades motoras como critério estruturante.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender e discriminar a solicitação das diversas capacidades motoras na Educação Física Curricular e no Desporto Escolar. 2. Aplicar os princípios do treino à Educação Física e ao Desporto Escolar. 3. Avaliar e considerar o desenvolvimento das capacidades motoras no planeamento anual de Educação Física. 4. Elaborar planos especiais visando o desenvolvimento preferencial de alguma ou algumas das capacidades motoras. 5. Conceber, executar e avaliar programas de treino específico para o Desporto Escolar. 6. Funfamentar o significado e a prática do exercício físico na busca da identidade profissional do Professor de Educação Física.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitações e, bem assim, a necessidade de as superar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Batalau,R.,& Proença,J.(2011).Concepção, Treino e Competição do Desporto Escolar no Futsal no Centro de Área Educativa de Lisboa. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde,2(1),27-54. Marques,A.,Ferro,N.,& Carreiro da Costa,F.(2011).Análise Comparativa da Intensidade das Aulas de Educação Física de 45 vs90 Minutos.Gymnasium-Revista De Educação Física, Desporto e Saúde,2 1),55-72. Ministério da Educação. (2013).Programa do Desporto Escolar. Acesso em 20-Jul-2014 no sítio:http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=693 Mood, D., Jackson, A.& Morrow, J.(2007).Measurement of Physical Fitness and Physical Activity: Fifty Years of Change. Measurement in Physical Education and Exercise Science,11(4),217-227. Proença,J.(1992).Desenvolvimento e treino das capacidades motoras.Revista Horizonte,51,86-90. Proença,J.(2004).A especificidade no treino da Força:do princípio à complexidade.Treino e Avaliação de Força e Potência Muscular.Edições ISMAI,Maia.  
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