-
Apresentação
Apresentação
Historicamente vinculada ao treino desportivo, os conhecimentos e competências inerentes à Metodologia do Treino representam, hoje, matéria essencial ao bom desempenho profissional nas diferentes áreas de intervenção da Educação Física e Desporto. Assumindo características próprias, a UC mediante os conteúdos programáticos a seguir mencionados, busca a aquisição de conhecimentos contribuintes à fundamentação da organização, planeamento e gestão da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar. A compreensão dos princípios do treino, da função, significado, características e processos de desenvolvimento das capacidades motoras e sua íntima conexão com as aprendizagens, o domínio do exercício físico nas suas componentes, dimensões e infinitas possibilidades de harmonização e respetiva avaliação, viabilizando a adoção de estratégias e processos conducentes à criação de propostas adequadas às capacidades e potencialidades de cada aluno constituem o âmbito central desta UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT657-9700
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: 1 - Análise crítica da Educação Física. Contributo do exercício físico para a educação integral e a identidade profissional. 2 - O processo de treino e competição em crianças e jovens. Aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos. 3 - Princípios do Treino. Possibilidades e limitações de aplicação dos princípios do treino desportivo à Educação Física e ao Desporto Escolar. 4 - Capacidades Motoras, saúde e bem-estar: conceito e relações. 5 - Desenvolvimento das capacidades motoras. Exercitação, treino e aprendizagem. Fases sensíveis e solicitação predominante. 6 - Organização e planeamento da Educação Física e Desporto Escolar. As capacidades motoras como critério estruturante.
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender e discriminar a solicitação das diversas capacidades motoras na Educação Física Curricular e no Desporto Escolar. 2. Aplicar os princípios do treino à Educação Física e ao Desporto Escolar. 3. Avaliar e considerar o desenvolvimento das capacidades motoras no planeamento anual de Educação Física. 4. Elaborar planos especiais visando o desenvolvimento preferencial de alguma ou algumas das capacidades motoras. 5. Conceber, executar e avaliar programas de treino específico para o Desporto Escolar. 6. Funfamentar o significado e a prática do exercício físico na busca da identidade profissional do Professor de Educação Física.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitações e, bem assim, a necessidade de as superar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Batalau,R.,& Proença,J.(2011).Concepção, Treino e Competição do Desporto Escolar no Futsal no Centro de Área Educativa de Lisboa. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde,2(1),27-54. Marques,A.,Ferro,N.,& Carreiro da Costa,F.(2011).Análise Comparativa da Intensidade das Aulas de Educação Física de 45 vs90 Minutos.Gymnasium-Revista De Educação Física, Desporto e Saúde,2 1),55-72. Ministério da Educação. (2013).Programa do Desporto Escolar. Acesso em 20-Jul-2014 no sítio:http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=693 Mood, D., Jackson, A.& Morrow, J.(2007).Measurement of Physical Fitness and Physical Activity: Fifty Years of Change. Measurement in Physical Education and Exercise Science,11(4),217-227. Proença,J.(1992).Desenvolvimento e treino das capacidades motoras.Revista Horizonte,51,86-90. Proença,J.(2004).A especificidade no treino da Força:do princípio à complexidade.Treino e Avaliação de Força e Potência Muscular.Edições ISMAI,Maia.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não