-
Apresentação
Apresentação
Os normativos nacionais e Internacionais apontam para uma educação Inclusva e, consequentemente, uma formação de professres que os prepare para lidar com a crescente heterogeniedade das salas de aula e com a diferença na sua mais larga aceção do termo. A escola é só uma ,o currículo é só um com as diversas adaptações /alterações em função de cada um. A E.Física Adaptada pretende responder às diferenças, para a partir dos programas nacionais de E.F. promover as adaptações necessárias de modo a responder, tanto quanto possível às necessidades de cada um.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT657-9701
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Políticas de Educação Inclusiva: igualdade e a Inclusão na Educação, na perspetiva da OCDE. A situação da Inclusão em Portugal Educação Especial/Educação Inclusiva .O percurso Português Os normativos da Educação Inclusiva e a sua aplicação. Educação Física Adaptada -conceito. Currículo e acessibilidades em E.F. adaptada. As adaptações e modificações curriculares em Educação Física e no Desporto Escolar, em função das diferentes problemáticas dos alunos. Diferentes formas de avaliação na E.F. adaptada O Desporto Adaptado e o Movimento Paralímpico
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver junto dos mestrandos uma atitude positiva face à diferença incentivando-os a práticas educativas que promovam a igualdadede oportunidades face à aprendizagem e participação Identificar Necessidades Educativas Específicas e tentar encontrar, colaborativamente , soluções que respondam aom problema, numa perspetiva inclusiva Elaborar planos e programas de intervenção na área específica da Educação Física e Desportos numa perspetiva multidisciplinar Avaliar a eficácia dos processos de intervenção
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição para introdução dos conceitos Trabalho individual e de grupo sobre textos de investigação recente sobre as matérias em estudo. Apresxentação de casos e simulações de situações problema
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fakenbach,A.P. (org) (2010). Inclusão: Perspetivas para as áreas de Educação Física, Saúde e Educação.1ª Ed .Jundiaí Ed Fontoura ISBN: 978-87114-62-4 Leitão,F. (2010) Valores Educativos , Cooperação e Inclusão. SalamancaLuso-Espanõla de Ediciones ISBN:978-84-937527-2-9 Leitão,F. (2023) Os Conflitos em Contexto Escolar: Identidade e Vinculação. Lisboa.Edicões Universoitárias Lusófonas. ISBN978-989-757-193-0 Lopes, M. Pereira,L.M.(2020) Guia de actividade física para pessoas com Paralisia cerebral/Lesões do Sistema Nervoso Central. Lisboa FMH. ISBN:978-972-735-250-0 OECD (2022). Review of inclusive Education in Portugal.Reviews of National Policies for Education. OECD Publishing. Paris. http://doi.org/101787/a9c95902-en OECD (2023) Equity and inclusionin Education. Finding Strength trouht Diversity. OECD Publishinh. Paris. http://doi.org/101787/e9072e21-en
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não