-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento histórico: autores e práticas criativas. Correntes ou géneros cinematográficos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-25945
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Métodos e contextos da(s) História(s) do Cinema 1.1 Da História ao Cinema e do Cinema à História 1.2 Persistência e ruptura 2. Arquivo, apropriação, investigação 3. Vias de investigação 3.1 A história e a sociedade 3.1.1 Políticas de género 3.2 Os movimentos 3.3 Os cineastas 3.4 As cinematografias 3.5 Cinemas marginais 4. Abordagens regionais (escolha de casos): 5. Cineclube: visionamento, apresentação e discussão de uma escolha de filmes
-
Objetivos
Objetivos
Introdução às relações entre o tempo histórico e o cinema: a) perspectiva do tempo histórico na apreensão das formas cinematográficas; b) as territorializações (regionais, outras) e os movimentos de desterritorialização em cinema; c) as ideias de origem e de invenção em cinema. Estudos comparados entre cinematografias: contextos, aproximações, diferenças.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica e teoria aplicada: estudos aprofundados e estudos de caso. Como avaliação, contará a presença e a participação nas sessões. À parte isso, cada participante redigirá um relatório (mínimo 5000 caracteres)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— Aumont, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004) — Bénard da Costa, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM — Bertetto, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza — Dabashi, Hamid (2001). Close Up Iranian Cinema. Past Present Future. Verso Book — Dias, Inês S.; Fazenda, Maria do Mar; Duarte, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta — Phillips, A. (2007). Japanese Cinema. Texts and contexts. Routledge
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não