-
Apresentação
Apresentação
Metodologias para o trabalho de investigação cinematográfica e artística, para a análise crítica e para a construção do texto científico. Introdução ao trabalho dos autores em cinema: masterclasses e estudos de caso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-25946
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. 1. As bases do trabalho de dissertação (investigação teórica) 2. As bases da elaboração do relatório crítico (“paper”) 3. A metodologia como dispositivo de orientação para a investigação 3.1 A delimitação do campo de pesquisa 3.2 A definição do rumo da pesquisa 3.3 A construção de modelos de análise 3.4 A organização da pesquisa II. 1. Introdução à realização: o trabalho dos autores 2. Contextos, valores, ideias e desafios 3. Encontrar, cultivar e desafiar o talento 4. Compreender a visão do realizador: Elenco, tema, história, estilo e tecnologia 5. Visionamentos III. 1. Música visual, performance áudio-visual, filme experimental, cinema expandido 2. Efeitos perceptivos de relações audio-visuais conclusivas e inconclusivas. Relações de domínio entre visão e audição 3. Questionamento e estudos de caso IV. 1. Introdução ao desenvolvimento criativo de projecto: cinema e séries
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular procura fornecer aos estudantes instrumentos críticos que lhes permitam desenvolver um pensamento metodológico sustentado rigorosamente e adequado ao trabalho a concretizar, seja no desenvolvimento de trabalhos de campo, seja quanto aos processos individuais de criação em cinema e audiovisual (escrita e realização): 1. Visão crítica e operatória de conjunto dos campos de trabalho científico aplicado no âmbito dos estudos cinematográficos. 2. Capacidade de delineamento de um método de trabalho próprio no contexto de uma investigação em estudos cinematográficos. 3. Perspectivação da prática cinematográfica enquanto investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica e teoria aplicada, com apresentação de casos. A avaliação terá como base a presença, a participação nas sessões e a discussão do tema ou assunto, da bibliografia e documentos de trabalho (50%). Os alunos terão de apresentar e justificar por escrito (mínimo de 5000 caracteres) uma proposta de investigação (para trabalho de dissertação, para relatório crítico ou para construção de objecto) (50%). Todos os professores avaliarão esta proposta.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— BALKEMA, Annette e SLAGER, Henk (ed.) (2004). Artistic Research. Amesterdão: Editions Rodopi B.V. — BAUER, M. W. e GASKWELL, G. (2000). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Um Manual Prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. São Paulo: Editora Vozes (7ª edição, 2008) — BORDWELL, D. e CARROLL, N. (ed.) (1996). Post-theory: Reconstructing film studies. Madison: University of Wisconsin Press — CARMO, H. & FERREIRA, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 3a edição em formato e-book — CURRIE, G. (1995). Image and mind: Film, philosophy and cognitive science. Cambridge: Cambridge University Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não