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Disciplina Metodologia de Criação e de Investigação Científica

  • Apresentação

    Apresentação

    Metodologias para o trabalho de investigação cinematográfica e artística, para a análise crítica e para a construção do texto científico. Introdução ao trabalho dos autores em cinema: masterclasses e estudos de caso.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. 1. As bases do trabalho de dissertação (investigação teórica) 2. As bases da elaboração do relatório crítico (“paper”) 3. A metodologia como dispositivo de orientação para a investigação 3.1 A delimitação do campo de pesquisa 3.2 A definição do rumo da pesquisa 3.3 A construção de modelos de análise 3.4 A organização da pesquisa II. 1. Introdução à realização: o trabalho dos autores 2. Contextos, valores, ideias e desafios 3. Encontrar, cultivar e desafiar o talento 4. Compreender a visão do realizador: Elenco, tema, história, estilo e tecnologia 5. Visionamentos III. 1. Música visual, performance áudio-visual, filme experimental, cinema expandido 2. Efeitos perceptivos de relações audio-visuais conclusivas e inconclusivas. Relações de domínio entre visão e audição 3. Questionamento e estudos de caso IV. 1. Introdução ao desenvolvimento criativo de projecto: cinema e séries
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular procura fornecer aos estudantes instrumentos críticos que lhes permitam desenvolver um pensamento metodológico sustentado rigorosamente e adequado ao trabalho a concretizar, seja no desenvolvimento de trabalhos de campo, seja quanto aos processos individuais de criação em cinema e audiovisual (escrita e realização): 1. Visão crítica e operatória de conjunto dos campos de trabalho científico aplicado no âmbito dos estudos cinematográficos. 2. Capacidade de delineamento de um método de trabalho próprio no contexto de uma investigação em estudos cinematográficos. 3. Perspectivação da prática cinematográfica enquanto investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica e teoria aplicada, com apresentação de casos. A avaliação terá como base a presença, a participação nas sessões e a discussão do tema ou assunto, da bibliografia e documentos de trabalho (50%). Os alunos terão de apresentar e justificar por escrito (mínimo de 5000 caracteres) uma proposta de investigação (para trabalho de dissertação, para relatório crítico ou para construção de objecto) (50%). Todos os professores avaliarão esta proposta.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — BALKEMA, Annette e SLAGER, Henk (ed.) (2004). Artistic Research. Amesterdão: Editions Rodopi B.V. — BAUER, M. W. e GASKWELL, G. (2000). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Um Manual Prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. São Paulo: Editora  Vozes (7ª edição, 2008) — BORDWELL, D. e CARROLL, N. (ed.) (1996). Post-theory: Reconstructing film studies. Madison: University of Wisconsin Press — CARMO, H. & FERREIRA, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 3a edição em formato e-book — CURRIE, G. (1995). Image and mind: Film, philosophy and cognitive science. Cambridge: Cambridge University Press
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