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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular procedemos ao desenvolvimento de questões de teoria do cinema que enquadram o discurso crítico e a investigação em imagem e movimento, com incidência na análise de formas e forças ficcionais e documentais. Por regra, em função do trabalho de investigação, os conteúdos específicos a trabalhar em cada semestre serão distintos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT501-8740
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos base da teoria do cinema 2. Formas e gestos em diálogo e tensão 2.1 Relações formais entre filmes distintos 3. Forças transversais da imagem cinematográfica 3.1 Ficção e invenção 3.2 Conhecimento e auto-conhecimento 3.3 A experimentação 3.4 A voz do cinema 4. Intercessão e criação: para além da ficção e do documentário 4.1 Estudos de caso 5. Questionamento das formas de género 5.1 Da forma ao formato: análise do campo discursivo
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Objetivos
Objetivos
Pretendemos apresentar conteúdos de pensamento e reflectir sobre a experiência da imagem cinematográfica, detendo-nos no processo criativo ligado tanto ao território da ficção quanto ao do documentário. Neste último aspecto, trataremos de processos de superação destas duas grandes formas, incluindo as raízes históricas do desvanecimento da linha de separação entre documentário e ficção, ligadas ao cinema-directo. Trata-se de propiciar o reconhecimento e o debate das questões teóricas concernentes ao cinema contemporâneo, e de promover a compreensão histórica e analítica dos processos criativos no cinema documentário e no cinema de ficção. Conjuntamente, será privilegiada a compreensão da perspectivação dos filmes em relação ao contexto histórico, geográfico e cultural, seja em filmes isolados, seja considerando a obra global de cineastas, com isso exercitando a capacidade de desenvolver argumentação conceptual pertinente no campo da teoria do cinema.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bogalheiro, José; Guerra, Manuel, ed. (2020). Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca. Lições de António Reis. Lisboa: Documenta - Cabo, Ricardo Matos, org. (2009). Cem Mil Cigarros. Os filmes de Pedro Costa. Lisboa: Orfeu Negro - Clandfield, David (2004). Pierre Perrault and the Poetic Documentary. Toronto e Indianapolis: T.I.F.F. e Indiana University Press - Chion, Michel (2008). Audiovisão. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2011 - Ismail Xavier (1977). O Discurso Cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 3ª edição, 2005 - Nichols, Bill (2001). Introduction to Documentary. Bloomington, USA: Indiana University Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não