-
Apresentação
Apresentação
Em Jornalismo e Ecossistemas Digitais os estudantes são dotados dos instrumentos que lhes permitem saber criar peças multimédia baseadas em dados, uma competência essencial para o jornalismo de investigação. Esta abordagem prepara-os para atuar em domínios que exigem rigor, inovação e capacidade de adaptação, sublinhando a pertinência desta unidade no contexto do ciclo de estudos. A disciplina é teórico-prática e promove também a reflexão teórica e ética sobre a transformação do jornalismo na era digital. Esta unidade curricular oferece aos mestrandos a oportunidade de explorar boas práticas e os desafios mais prementes da profissão, incentivando uma análise crítica do impacto do digital no jornalismo como atividade social e profissional. O semestre é centrado no desenvolvimento de uma reportagem interconectada com base em dados utilizando o Flourish.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6348-23287
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que é o jornalismo? Jornalismo Interconectado Enquadramento teórico Jornalismo Construtivo e Jornalismo de Soluções Jornalismo Interpretativo e Jornalismo Explanatório Implicações nas práticas jornalísticas Competências de investigação, análise e storytelling no contexto do jornalismo interconectado. Jornalismo interconectado, Democracia e Sociedade De “Nós vs Os outros” para “Nós = Os outros” Motor de empatia e de interconexões Contributos para uma maior consciência coletiva Combate à desinformação, ao discurso de ódio e à indiferença social Revistas: espaço privilegiado do Jornalismo Interconectado Multimédia e Jornalismo Interconectado Ambientes: Desktop, Mobile, Tablet A produção jornalística no digital Projeto: desenvolvimento de uma reportagem interconectada no digital com base em dados
-
Objetivos
Objetivos
Os conteúdos desta unidade curricular permitirão aos estudantes adquirir competências para: Compreender métodos, ferramentas e sistemas necessários à criação de peças jornalísticas digitais, com foco em histórias baseadas em dados e no potencial do jornalismo de investigação. Aplicar tecnologias apropriadas para desenvolver projetos multimédia inovadores e socialmente relevantes. Comunicar de forma eficaz, utilizando comunicação visual, escrita e oral, com representações de dados claros e impactantes. Identificar as características e potencialidades de texto, imagem, áudio, vídeo e dados, utilizando-os para criar narrativas envolventes. Adaptar conteúdos jornalísticos para diferentes plataformas digitais e públicos, explorando formatos inovadores e compatíveis com dispositivos móveis. Criar reportagens interconectadas no digital que integrem dados de forma rigorosa, combinando criatividade e domínio técnico para responder aos desafios do jornalismo contemporâneo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Project-based learning.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adornato, A. (2017). Mobile and social media journalism: A practical guide. CQ Press. Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication (Voices That Matter).USA: New Riders. Cardoso, C. R., & Figueiras, Ana. (2024). Editorial | The Inspiring Role of Magazine Studies: The Interconnected Journalism Example. International Journal of Magazine Studies, 1(1), 4–9. Deuze, M., & Witschge, T. (2020). Beyond journalism. John Wiley & Sons. Figueiras, A., & Vizoso, Á. (2022). Information visualization: features and challenges in the production of data stories. In Total Journalism: Models, Techniques and Challenges (pp. 83-96). Cham: Springer International Publishing. Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012. Gyldensted, C. (2015). From mirrors to movers: Five elements of positive psychology in constructive journalism (1st. edition). GGroup Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não