filmeu

Disciplina Jornalismo e Ecossistemas Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Jornalismo e Ecossistemas Digitais os estudantes são dotados dos instrumentos que lhes permitem saber criar peças multimédia baseadas em dados, uma competência essencial para o jornalismo de investigação. Esta abordagem prepara-os para atuar em domínios que exigem rigor, inovação e capacidade de adaptação, sublinhando a pertinência desta unidade no contexto do ciclo de estudos. A disciplina é teórico-prática e promove também a reflexão teórica e ética sobre a transformação do jornalismo na era digital. Esta unidade curricular oferece aos mestrandos a oportunidade de explorar boas práticas e os desafios mais prementes da profissão, incentivando uma análise crítica do impacto do digital no jornalismo como atividade social e profissional. O semestre é centrado no desenvolvimento de uma reportagem interconectada com base em dados utilizando o Flourish.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é o jornalismo? Jornalismo Interconectado Enquadramento teórico Jornalismo Construtivo e Jornalismo de Soluções Jornalismo Interpretativo e Jornalismo Explanatório Implicações nas práticas jornalísticas Competências de investigação, análise e storytelling no contexto do jornalismo interconectado. Jornalismo interconectado, Democracia e Sociedade De “Nós vs Os outros” para “Nós = Os outros” Motor de empatia e de interconexões Contributos para uma maior consciência coletiva Combate à desinformação, ao discurso de ódio e à indiferença social Revistas: espaço privilegiado do Jornalismo Interconectado Multimédia e Jornalismo Interconectado Ambientes: Desktop, Mobile, Tablet A produção jornalística no digital Projeto: desenvolvimento de uma reportagem interconectada no digital com base em dados
  • Objetivos

    Objetivos

    Os conteúdos desta unidade curricular permitirão aos estudantes adquirir competências para: Compreender métodos, ferramentas e sistemas necessários à criação de peças jornalísticas digitais, com foco em histórias baseadas em dados e no potencial do jornalismo de investigação. Aplicar tecnologias apropriadas para desenvolver projetos multimédia inovadores e socialmente relevantes. Comunicar de forma eficaz, utilizando comunicação visual, escrita e oral, com representações de dados claros e impactantes. Identificar as características e potencialidades de texto, imagem, áudio, vídeo e dados, utilizando-os para criar narrativas envolventes. Adaptar conteúdos jornalísticos para diferentes plataformas digitais e públicos, explorando formatos inovadores e compatíveis com dispositivos móveis. Criar reportagens interconectadas no digital que integrem dados de forma rigorosa, combinando criatividade e domínio técnico para responder aos desafios do jornalismo contemporâneo.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adornato, A. (2017). Mobile and social media journalism: A practical guide. CQ Press. Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication (Voices That Matter).USA: New Riders. Cardoso, C. R., & Figueiras, Ana. (2024). Editorial | The Inspiring Role of Magazine Studies: The Interconnected Journalism Example. International Journal of Magazine Studies, 1(1), 4–9. Deuze, M., & Witschge, T. (2020). Beyond journalism. John Wiley & Sons. Figueiras, A., & Vizoso, Á. (2022). Information visualization: features and challenges in the production of data stories. In Total Journalism: Models, Techniques and Challenges (pp. 83-96). Cham: Springer International Publishing. Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012. Gyldensted, C. (2015). From mirrors to movers: Five elements of positive psychology in constructive journalism (1st. edition). GGroup Publishing.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios