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Apresentação
Apresentação
Como se investiga jornalisticamente o passado? Esta unidade curricular combina a prática do jornalismo de investigação histórica com o estudo da história dos media. Enigmas do passado continuam a fascinar o público, e eventos históricos frequentemente ocupam as manchetes de jornais, revistas e são temas de documentários, programas de rádio e podcasts. Investigar o passado exige recorrer aos media que narraram os acontecimentos à época: pinturas, gravuras, jornais, livros, fotografias, filmes, arquivos documentais e espólios pessoais. Essas fontes permitem reconstruir histórias com rigor e autenticidade. Através de trabalhos práticos, como pesquisas em arquivos documentais, fotográficos e fílmicos, os alunos desenvolvem competências essenciais para o jornalismo de investigação. Paralelamente, adquirem um conhecimento aprofundado sobre a história dos media em Portugal, aprendendo a interpretar e contextualizar o papel dos meios de comunicação na preservação da memória histórica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6348-26092
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - O que é o jornalismo de investigação histórico? 1.1 O jornalismo de investigação histórico como novo campo de estudos académicos. 1.2Análise de investigações marcantes de jornalismo histórico em Portugal. 1.3Quem são os jornalistas de investigação especialistas em história contemporânea. 2- Práticas do jornalismo de investigação histórico e de História dos Media 2.1 A pintura e a gravura como relatos da história de fontes documentais para o jornalismo. Análise de exemplos dos seus usos em documentários televisivos. 2.2 As fotografias e história. O uso das fotografias na pesquisa jornalística. Como interpretar diretamente uma fotografia? Com ler o contexto e autoria? Diferentes técnicas de utilização das fotografias em documentário. O "efeito Ken Burns" e técnicas de colorir as fotos. 2.3 Com investigar e usar filmes de factualidades e imagens de arquivo em investigações jornalísticas. 3- Atelier de realização de pequenos documentários de investigação histórica.
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Objetivos
Objetivos
- Conhecimento das práticas do jornalismo de investigação histórico. - Capacitação para a realização de investigações sobre acontecimentos do passado em formato impresso, multimédia, sonoro ou audiovisual. - Dominio das ideias e práticas específicas dos documentários de investigação jornalísticos. - Aprendizagem de como pesquisar em arquivos oficiais e de como usar esses materiais na narrativa jornalística. - Dominio da pesquisa e utilização de imagens fotogáficas e filmes antigo,s em documentários televisivos. Técnicas de manipulação das imagens e direitos de uso associados. - Capacitação para entrevistar protagonistas de enventos histórico. Técnicas de preparação das entrevistas. Os problemas da memória oral e do uso de fontes primárias.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias para a pesquisa online de filmes e imagens fotográficas. Técnicas inovadoras de filmagem e fotografia para utilização em documentários. Novas abordagens de pesquisa digital com o uso de inteligência artificial. Uso de algoritmos para análise de grandes volumes de dados históricos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Miguel Carvalho (2020). Amália – Ditadura e Revolução. Lisboa. Dom Quixote. Castanheira, José Pedro (1995). Quem matou Amílcar Cabral? Lisboa. Relógio d`Agua. Godinho, Jacinto (2011). As origens da reportagem: Televisão. Edições Horizonte.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não